cultura-na-quarentena-museus cultura-na-quarentena-museus

Cultura na quarentena: conheça museus do mundo inteiro sem sair de casa

Cultura na quarentena: conheça museus do mundo inteiro sem sair de casa

Por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, instalações artísticas como teatros, cinemas, galerias e museus tiveram seu funcionamento suspenso pela iniciativa de evitar aglomerações e, assim, conter a disseminação da doença.

A tecnologia mais uma vez é nossa aliada e possibilita que as pessoas façam passeios e tours virtuais por diversos museus e galerias de arte do mundo todo, de forma gratuita e digital.

cultura-na-quarentena-museus

5 tour virtuais por museus internacionais

1. British Museum – Londres, Inglaterra

Conhecido por possuir a maior e mais famosa coleção de antiguidades do mundo, com um acervo composto por objetos de diversas civilizações, como Grécia, Egito e Roma, o British Museum pode ser visitado com a ajuda do Google Street View, e entre os suas obras mais famosas estão a Pedra de Roseta e as esculturas do Parthenon. O tour está disponível apenas em inglês.

2 – Museu do Vaticano – Roma, Itália

Conhecido por suas obras com centenas de anos de história, o Museu do Vaticano disponibiliza vídeos e fotos em um tour virtual no formato 360º, que permite que o usuário visite e navegue pela famosa Capela Sistina e conheça obras de arte produzidas por Rafael, Leonardo da Vinci e Caravaggio. O site não conta com tradução para o português, mas está disponível em inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.

3. Metropolitan Museum of Art – Nova York, EUA

A imersão digital no Metropolitan acontece por meio de vídeos 360º, que permitem que o usuário visualize as diversas instalações do museu. Para tornar a experiência ainda mais imersiva, é possível usar óculos de realidade virtual e se sentir mais próximo das obras. Além da opção de visitar o acervo por meio dos vídeos, o site do museu disponibiliza uma série de fotos e textos, em inglês, sobre as obras de grandes artistas, como Pollock, Rembrandt e Monet.

4. Louvre – Paris, França

O famoso museu que abriga a obra Mona Lisa, obra-prima do pintor renascentista Leonardo da Vinci, é um dos pontos turísticos mais visitados em Paris, o que gera longas filas. Por permitir a visitação às obras, o tour virtual ainda percorre os corredores vazios das instalações, possibilitando que o usuário aprecie a arquitetura do local sem aglomerações, o que o torna uma opção interessante até para quem já visitou o museu pessoalmente. O site está traduzido para diversas línguas, entre elas francês e inglês.

5. Casa de Anne Frank – Amsterdam, Holanda

O museu conta a história da menina de origem judaica que se refugiou com a família na casa dos vizinhos para se proteger das invasões nazistas em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial. No tour virtual, disponível em inglês, espanhol e alemão, o usuário encontrará vários vídeos sobre a vida de Anne Frank, além de conhecer a casa onde moravam antes da guerra.

3 museus sobre arte brasileira com tour virtual

Artistas brasileiros conhecidos mundialmente, como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Portinari, também podem ser apreciados durante a quarentena. Conheça 3 museus brasileiros que oferecem tours virtuais gratuitos:

1 – Museu de Arte de São Paulo (MASP) – São Paulo

Ponto turístico da maior metrópole brasileira, o MASP abriga obras de grandes artistas brasileiros, como Cândido Portinari e Almeida Júnior, e de artistas internacionais, como Monet, Picasso e Cézanne. No passeio virtual em 360°, você pode conferir o acervo, explorando suas obras, acessar galerias e até detectar detalhes imperceptíveis nas peças em exposição com a função de zoom.

2 – Museu Nacional de Belas Artes – Rio de Janeiro

Um dos mais importantes museus do Brasil, o MNBA conta com um acervo histórico que possui obras de grandes nomes, como Portinari, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Rodin. Com a ajuda do Google Arts & Culture, é possível passear virtualmente entre as obras e ter acesso a informações detalhadas delas, sem filas ou aglomerações.

3 – Pincoteca do Estado de São Paulo – São Paulo

Fundada em 1905, a Pinacoteca é o mais antigo museu de arte na cidade de São Paulo. Por meio do tour virtual, é possível transitar por todo o acervo dedicado à arte brasileira, desde o século 19 ao contemporâneo. Além de observar a bela arquitetura, projetada para sediar o Liceu das Artes e Ofícios, ainda é possível conferir a obra “Mestiço”, de Cândido Portinari.

Por meio da tecnologia, o acesso à cultura está disponível através de diversos formatos: e-books e audiobooks, filmes e músicas e também, obras de arte mundialmente conhecidas através de tour virtuais por diversos museus! Além do entretenimento, as visitações podem ser fonte de conhecimento e estudo. Agora que você já sabe dessas dicas, qual museu vai visitar primeiro? Conte pra gente nos comentários! ☺

Fonte: Dialogando - Cultura na quarentena: conheça museus do mundo inteiro sem sair de casa (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Cultura na quarentena: conheça museus do mundo inteiro sem sair de casa 2020-06-15 17:16:24
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)