uso-de-arquivos-na-internet uso-de-arquivos-na-internet

Creative Commons: desvendando o uso livre de arquivos na internet

Creative Commons: desvendando o uso livre de arquivos na internet

Você já ouviu falar em Creative Commons? Trata-se de uma licença criada pela ONG de mesmo nome que deixa conteúdos online com permissão livre de uso para fins não comerciais.

Ao encontrar um conteúdo que utiliza a sigla CC, você está diante de um material sem as amarras do tradicional copyright – aquela licença que diz todos os direitos reservados.

Quando um material possui todos os direitos reservados, isso significa que qualquer direito de uso daquela imagem é de propriedade exclusiva do seu autor. Ou seja, não há permissão de uso. No entanto, uma licença Creative Commons abre muitas possibilidades.

A grande sacada do CC em relação aos direitos autorais é que o autor pode especificar que usos são aplicados ao seu conteúdo sem perder a autoria dele, em um movimento para incentivar a criatividade digital, como reforça o site da instituição. Isso possibilita que o trabalho sob essa licença seja divulgado livremente e até que seja utilizado de base para a transformação em novos trabalhos. Há vários tipos de licenças CC, e cada uma delas define vai sua utilização.

Uso colaborativo

A licença CC surgiu como uma espécie de alternativa online às leis de direitos autorais. Essas leis foram estabelecidas antes da criação da Internet, e não previam uma atuação no ambiente digital, que se apoia sobre conceitos de compartilhamento e colaboração.

Talvez a página mais célebre a utilizar a licença Creative Commons é a Wikipedia. Partindo de um conceito simples qualquer um pode colaborar com seus próprios conhecimentos para a construção de uma enciclopédia que, além de gratuita, possui conteúdo reutilizável livre, objetivo e verificável sobre quase tudo, a plataforma se tornou um dos cinco sites de pesquisas mais acessados do mundo, segundo dados do Business Insider. Apenas no Brasil, a Wikipedia já possui mais de 900 mil artigos.

Porém, a Wikipedia não se limita a verbetes enciclopédicos. Entre seus projetos, está o Wikimedia Commons, uma plataforma que disponibiliza atualmente mais de 30 milhões de arquivos de mídia com a licença CC.

Confira alguns outros sites com a licença CC:

Lembre-se: antes de utilizar qualquer conteúdo presente nesses sites, é bom se certificar de que trata-se realmente de um arquivo livre de copyrights.

Fonte: Dialogando - Creative Commons: desvendando o uso livre de arquivos na internet (2016)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Creative Commons: desvendando o uso livre de arquivos na internet 2020-01-17 20:01:11
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)