alexa alexa

Conheça 3 comandos escondidos da assistente virtual Alexa

Conheça 3 comandos escondidos da assistente virtual Alexa

Em novembro deste ano, a Amazon comemorou um ano de vendas de seu modelo de assistente virtual, a Alexa, no Brasil. Desde então, o mercado de assistentes cresceu 50% no país, comparado ao ano anterior, com o dispositivo da Amazon na liderança de vendas, com 30% do mercado.

Além da Black Friday – maior evento de comércio do ano –, a Amazon realizou seu próprio evento de vendas: o Prime Day, que registrou, durante as primeiras 24 horas, um número de vendas superior à Black Friday de 2019. Com foco nos produtos próprios – como o leitor digital Kindle e os dispositivos Echo, que possuem a Alexa como inteligência artificial –, foram mais de US$ 3,5 bilhões em vendas em 2020.

Com essa oportunidade, muitos brasileiros adquiriram pela primeira vez um assistente virtual. Além das funções mais conhecidas – como configurar alarmes e tocar determinada música –, existem alguns recursos que não são tão conhecidos. Listamos abaixo três comandos escondidos da Alexa:

Leitura em voz alta

A Alexa é capaz de ler e-mails e mensagens de texto – mediante permissão concedida pelo usuário – em voz alta, um recurso fundamental para portadores de deficiência visual, por exemplo. Mas a leitura vai muito além disso: basta sincronizar seu leitor digital Kindle ao seu dispositivo Alexa e pedir para que ela leia o livro em voz alta para você. O recurso pode ser aproveitado por pais e filhos, por exemplo, pedindo à Alexa que leia um livro infantil em uma experiência de contação de histórias!

Jogos interativos

Outra função pouco conhecida da Alexa são os jogos interativos! Por meio das Skills – extensões que podem ser instaladas no seu dispositivo Alexa, como se fossem aplicativos em um smartphone –, é possível interagir em aventuras e missões secretas, por comandos de voz, como em um jogo de RPG (sigla de Role Playing Game, jogo onde os participantes interpretam personagens em uma história roteirizada). Também existem opções de game shows de perguntas e respostas, quizzes e muito mais.

Mindfulness e meditação

Com comandos de voz, como “Alexa, inicie uma meditação” ou “Alexa, toque sons de chuva”, é possível ter um momento de relaxamento sem interrupções, com meditações guiadas ou sons ambientes, diretamente da Alexa. Com a função que permite a criação de rotinas personalizadas, é possível configurar sons específicos para a parte da manhã, ao acordar e também para a hora de dormir.

É importante ressaltar a necessidade de ler os termos de uso de todos os dispositivos, bem como os aplicativos que serão usados. Atentando sempre para a segurança e o uso correto dos dispositivos, o uso dos assistentes virtuais pode ser altamente funcional e produtivo, ajudando na economia de tempo, organização da casa e tarefas rotineiras 🙂

Fonte: Dialogando - Conheça 3 comandos escondidos da assistente virtual Alexa (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Conheça 3 comandos escondidos da assistente virtual Alexa 2020-12-14 18:34:19
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)