como-melhorar-o-sinal-do-seu-wi-fi como-melhorar-o-sinal-do-seu-wi-fi

Como melhorar o sinal do seu Wi-fi

Como melhorar o sinal do seu Wi-fi

Se você também fica um pouco impaciente com a sua internet, separamos algumas dicas importantes para melhorar o sinal do wi-fi, podendo aumentar o alcance e a potência do seu serviço. Veja:

1. Atualize seu roteador

Os roteadores estão sempre ganhando versões mais novas e atualizadas. Quanto mais modernos, mais rápida e precisa tende a ser sua conexão também. Caso você esteja percebendo uma lentidão na conexão e já verificou que está tudo certo com o plano contratado na operadora, o problema pode estar no tempo de uso de seu roteador. Um aparelho ultrapassado pode não distribuir os Mbps que você contratou e também pode não conseguir espalhar o sinal pelos diferentes cômodos da casa de forma mais homogênea.

2. Troque o roteador de lugar

Para o sinal funcionar bem, o roteador precisa estar em um lugar alto e sem interferências de paredes muito grossas ou móveis. Isto é, toda vez que o sinal de Wi-fi bate em uma barreira, seu sinal diminui. É ideal posicioná-lo em um ponto central da casa e próximo ao local em que as pessoas mais se posicionam para usar a internet, seja em computadores ou dispositivos móveis.

3. Mude o canal do roteador

A maioria dos roteadores funciona com frequência de 2.4GHz, assim como o micro-ondas, as babás eletrônicas, o sistema de bluetooth, as câmeras de segurança e os telefones sem fio. Considerando que em um mesmo ambiente, você tenha a maioria desses equipamentos ligados e funcionando simultaneamente, a interferência na onda tende a ter muita interferência, o que diminui a potência de cada um. Uma possibilidade de melhora de velocidade e estabilidade é a mudança da frequência para 5GHz. Para isso, procure o manual de uso do seu roteador e acesse o site do fabricante por um navegador. Lá, você encontrará as instruções específicas para o seu aparelho.

4. Corte interferências

Muitos objetos comuns da casa podem causar interferência no sinal do roteador, diminuindo assim sua potência. Observe a posição do seu aparelho e tudo que o rodeia. Caso necessário, mude de lugar alguns objetos que podem estar atrapalhando no sinal. Cabos elétricos, portas de metal, parafusos, aquários, espelhos, lâmpadas de halogêneo, gaveteiros de arquivos, tijolo, vidro e concreto são alguns dos elementos que costumam interferir mais.

 5. Atualize o firmware

Assim como todos os dispositivos eletrônicos, o roteador tem um sistema de funcionamento que precisa ser atualizado, de vez em quando. A renovação pode melhorar o funcionamento do seu aparelho em termos de velocidade, novas funções e alcance do wi-fi, além de atualizar os sistemas de segurança de rede. Para saber como fazer essa atualização, procure o manual de instruções e acesse o site do fabricante do aparelho. Lá, você poderá conhecer o modelo atual do seu firmware e encontrar o local de download das versões mais atualizadas.

Você já conhecia essas dicas? Tem o costume de atualizar as configurações do seu aparelho em casa também? Conte para a gente!

Fonte: Dialogando - Como melhorar o sinal do seu Wi-fi (2017)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Como melhorar o sinal do seu Wi-fi 2020-01-23 18:43:02
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)