bluetooth bluetooth

Como funciona o Bluetooth?

Como funciona o Bluetooth?

A tecnologia Bluetooth já é um tanto conhecida pelas pessoas, embora exista a impressão de que ficou para trás com a vinda do Wi-Fi e da nuvem. Contudo a função ainda possui grande importância, envolvendo não só smartphones como outros eletrônicos.

O sistema, que nasceu em 1994 pela empresa de telecomunicações Ericsson, cria uma comunicação entre dois dispositivos em proximidade usando uma curta frequência de rádio. Vale ressaltar que o nível de segurança é maior, pois para que os aparelhos se conectem, é necessário a ativação manual.

Uma vez que a comunicação via Bluetooth acontece, os dispositivos emparelhados precisam estar em um alcance curto (a maioria deles entre 1 e 10 metros).

Quais as funções do Bluetooth?

  • Transferência de arquivos

Mais conhecida, a função permite que dois aparelhos transfiram informações entre si, como fotos, vídeos, documentos etc. Porém hoje não apenas os smartphones possuem esta tecnologia, computadores também conseguem o feito, tanto entre dois computadores como entre um computador e um celular.

Uma desvantagem seria o tempo de transferência, que costuma demorar. Mas em casos onde não exista outra forma de conexão, a opção é mais do que válida.

  • Conexão de acessórios

Hoje, o Bluetooth se mantém forte na conexão entre um dispositivo e seu acessório, principalmente pela eliminação de fios. É comum em empresas e residências domésticas, onde o uso se tornou popular.

Uma caixa de som ou fone de ouvido sem fio podem se conectar a um smartphone tranquilamente, assim como um controle a seu videogame, ou mesmo um teclado, mouse ou impressora a seu computador.

  • Controle inteligente

Em casas inteligentes, dispositivos de segurança também foram criados com a ferramenta. Sistemas de alarme e fechaduras, por exemplo, se tornam mais práticos e facilitam o uso. No caso da fechadura, não é necessário o uso de uma chave, basta usar seu smartphone para trancá-la ou destrancá-la.

  • Auxílio enquanto dirige

Neste caso, o Bluetooth funciona mais como uma ferramenta de segurança a motoristas, pois possibilita a quem está dirigindo usar o telefone sem tirar as mãos do volante. Um exemplo? Chamadas handsfree (mãos livres), em que a conversa em uma ligação acontece nos alto-falantes do carro.

Há a chance, inclusive, de ouvir sua playlist conectando ao rádio e até mesmo obter atualizações pelo sistema de navegação do carro.

Agora que você já sabe como utilizar o Bluetooth, aproveite e facilite seu cotidiano aproveitando essas dicas! Aliás, conta pra gente: você já utiliza a ferramenta? Se sim, como? 😉

Fonte: Dialogando - Como funciona o Bluetooth? (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Como funciona o Bluetooth? 2020-01-20 14:27:41
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)