celular-do-futuro celular-do-futuro

Celular do futuro: imaginação é o limite quando se trata de tecnologia

Celular do futuro: imaginação é o limite quando se trata de tecnologia

Cada vez mais essencial no dia a dia, o celular do futuro deve continuar conquistando cada vez mais usuários ano a ano.

As conexões móveis já dominam o planeta e hoje ultrapassam o número de habitantes. Cada pessoa tem mais de um aparelho, como por exemplo, celulares, tablets, notebooks com conexão à internet.

Segundo a GSM (Global System for Mobile) Association, 66% da população mundial têm em geral mais de um dispositivo conectado.

celular-do-futuro

Mas como serão os celulares da próxima década? As inovações que já começam a surgir das pesquisas realizadas pelos maiores fabricantes mostram que quando se trata de oferecer um produto diferenciado e que aproveite os mais recentes avanços científicos para melhorar a experiência do usuário, a imaginação é o limite.

8 tecnologias surpreendentes para o celular do futuro

Bateria carregada pelo ar

Por mais que o aparelho seja cheio de recursos, hoje a bateria limita o uso de muitos deles e acaba deixando a gente na mão quando menos se espera. A depender da startup Energous, esse problema vai acabar.

A empresa desenvolveu uma tecnologia de transmissão capaz de enviar energia via ondas de rádio para carregar os dispositivos. Os primeiros transmissores, capazes de abastecer diversos equipamentos a curta distância, devem chegar ao mercado internacional ainda este ano.

Celulares flexíveis e dobráveis

Grande tendência apresentada na CES 2019, maior feira de tecnologia do mundo, os primeiros celulares dobráveis e flexíveis começam a aparecer no mercado.

No futuro, a ideia é que o display possa ser moldado, retraído ou expandido do jeito que o usuário quiser, e pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan já fazem testes com circuitos eletrônicos extensíveis. A previsão é que esses celulares cheguem este ano na Europa, entre junho e agosto.

Telas inquebráveis

Seria o fim do aborrecimento – e prejuízo – das rachaduras e trincas das telas atuais. Diversos materiais resistentes estão sendo testados, como o painel OLED com uma camada de plástico reforçado no topo já usado pela Samsung em um de seus monitores e que se dobra com o impacto, ao invés de quebrar.

Outras opções em vista são o Gorilla Glass – vidro mais resistente e fino usado pela Apple em alguns produtos – e o vidro sintético de diamante. A tecnologia ainda está em teste, por isso não há previsão de valor e data de lançamento desses produtos no mercado.

Display holográfico

O intuito é trazer para os celulares o efeito 3D, mas sem a necessidade de usar óculos, proporcionando uma espécie de exibição holográfica. O Hydrogen One, produzido pela fabricante de câmeras cinematográficas RED, é o primeiro produto a chegar no mercado com essa promessa.

Câmera térmica

Especialistas da indústria indicam que esta pode ser uma função tão comum no celular do futuro quanto o GPS. A capacidade de registrar e exibir variações térmicas dos ambientes pode ser útil tanto para profissionais como engenheiros, bombeiros e construtores, quanto para atividades mais comuns do dia a dia, como encontrar um animal de estimação perdido na escuridão da noite.

Telas com resolução 6K e 8K

O celular do futuro terá telas de altíssima resolução, ultrapassando a qualidade das imagens quase perfeitas das TVs digitais com 4K de hoje. Espera-se que seja útil para incrementar inclusive o uso da Realidade Virtual para funcionalidades e lazer.

Níveis de zoom impressionantes

Além da maior qualidade das câmeras, a função de zoom também poderá revelar detalhes e captar imagens fantásticas. A chinesa Oppo desenvolveu uma tecnologia de zoom ótico inovadora para câmera de celular do futuro de 10x, já utilizada pela Huawei em um de seus novos modelos.

Digitação com o poder da mente

Não tão próxima de se concretizar, mas que promete ser função agregada ao celular do futuro, é a digitação por meio da transcrição dos pensamentos, feita por sensores não invasivos. Projeto do Facebook que envolve cerca de 60 cientistas está tentando concretizar a façanha.

Quais são suas teorias? Conta pra gente nos comentários 😉

Fonte: Dialogando - Celular do futuro: imaginação é o limite quando se trata de tecnologia (2019)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Celular do futuro: imaginação é o limite quando se trata de tecnologia 2020-01-23 18:21:47
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)