biofortificacao-ciencia-que-pode-acabar-com-a-fome biofortificacao-ciencia-que-pode-acabar-com-a-fome

Biofortificação: ciência que pode acabar com a fome

Biofortificação: ciência que pode acabar com a fome

Um termo simples para designar um grave e complexo problema social: fome oculta, ou a carência de micronutrientes no organismo. Responsável por debilitar mais de dois bilhões de pessoas em todo o mundo, a fome provoca anemia em 48% das crianças com menos de cinco anos, patamar que chega a 55% no Brasil. Mas a ciência pode ajudar a mudar esse quadro!

A biofortificação sugere uma solução viável com o apoio da ciência, que consiste no cruzamento de plantas da mesma espécie para uma melhoria genética. Com isso, legumes e grãos passam a concentrar maiores teores de ferro, zinco e vitamina A.

No Brasil, a rede BioFORT, coordenada pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, reúne os projetos desenvolvidos por pesquisadores de 15 unidades da instituição, integrando mais de 150 profissionais em 14 estados.

Com foco em alimentos básicos, como arroz, feijão, mandioca, batata-doce, milho, abóbora e trigo, também são testados produtos elaborados a partir de matérias-primas biofortificadas, como a farinha de batata doce, indicada para o preparo de pães, massas e sopas.

A adoção destes super alimentos na dieta apresenta resultados positivos. Estudo recente realizado pelos cientistas em Moçambique revelou que o consumo da batata-doce fortificada reduziu a prevalência e a duração da diarreia na população infantil.

O distúrbio é um dos sintomas da desnutrição e da deficiência da vitamina A, matando mais de 350 mil crianças na África a cada ano. Cerca de 40% dos menores de cinco anos estão dentro da estimativa de risco.

De acordo com os especialistas, este foi o primeiro trabalho a demonstrar que a técnica, efetivamente, pode melhorar a saúde dos pequenos nesta faixa etária. Menores de três anos tiveram a diarreia reduzida em 52%.

Já ouviu falar em biofortificação e em super alimentos? O que acha dessa técnica? Conta pra gente nos comentários!

Fonte: Dialogando - Biofortificação: ciência que pode acabar com a fome (2018)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Biofortificação: ciência que pode acabar com a fome 2019-11-14 20:00:09
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)