aplicativos-de-videoconferencia-quarentena aplicativos-de-videoconferencia-quarentena

4 aplicativos de videoconferência para se manter conectado com quem está longe

4 aplicativos de videoconferência para se manter conectado com quem está longe

Ao redor do mundo, muitas pessoas estão em quarentena – também chamada de isolamento social – desde o início de março, evitando sair de casa para conter a disseminação do novo coronavírus.

Para muitas dessas pessoas, ficar longe dos amigos e familiares pode ser uma tarefa difícil. Por isso, já nas primeiras semanas de março, os aplicativos de videoconferência registraram mais de 62 milhões de downloads, 90% a mais em relação ao mesmo período de 2019, segundo dados publicados pelo portal B9.

Reunimos algumas dicas de aplicativos gratuitos para quem quer se conectar com amigos e familiares. Vale ressaltar, no entanto, algumas precauções que devemos tomar sempre que utilizarmos alguns desses serviços:

  • Conferir a idade mínima para uso do aplicativo, evitando assim que menores de idade tenham acesso a conteúdo impróprio.
  • Quando o aplicativo permitir, crie uma sala particular protegida com senha, para evitar estranhos ou atos de pishing – termo usado para designar as tentativas de obtenção de informações pessoais através da internet.
  • Muitos aplicativos permitem gravações, mas é importante ter a autorização de todos os participantes para gravar as conversas.
  • Evitar expor outras pessoas que estejam em casa sem que elas saibam ou tenham consentido em aparecer na videochamada.
  • Programas maliciosos podem invadir seu dispositivo e ativar câmeras e microfones sem a sua permissão. Evite clicar em links de estranhos e nunca instale programas baixados em sites que não sejam das lojas de aplicativos oficiais. Mantenha antivírus e sistema operacional sempre atualizados!

Continue conversando mesmo com quem está longe

1 – Google Hangouts

Permitindo reuniões com até 150 pessoas, o Google Hangouts te conecta com contatos que tenham contas Google. O serviço possui uma versão de desktop, além de contar com um aplicativo para smartphones. Disponível gratuitamente para Android, iOS, ou acesso via navegador.

2 – Microsoft Teams

O Microsoft Teams é um ótimo serviço da Microsoft e faz parte do pacote do Office 365. Entre as funções, o app permite que seja criado links das reuniões para que sejam compartilhados com outros usuários, não necessitando baixar quando a pessoa está no desktop. Disponível gratuitamente para Windows, Mac, Android, iOS, ou acesso via navegador.

3 – Skype

Um dos mais difundidos aplicativos de videoconferências no mundo, o Skype é muito útil para quem busca um serviço. Além da famosa aplicação para desktops, o Skype também possui a opção de se conectar via navegadores de internet e através de apps para smartphones. Disponível  gratuitamente para Windows, Mac, Android, iOS, ou acesso via navegador.

4 – Discord

Muito famoso entre a comunidade gamer, o Discord é uma ótima opção para quem quer conversar durante as jogatinas. O serviço, apesar de ser geralmente usado para chamadas de voz, também possui a opção de videoconferência, regulagem de volume por usuário, além da possibilidade de mostrar aos outros usuários on-line o que você está jogando no momento. O serviço está disponível para acesso em navegadores, sem a necessidade de cadastro. Disponível gratuitamente para Windows, Mac, Android e iOS, ou acesso via navegador.

Além dos citados, vale a menção de aplicativos mais difundidos, como o WhatsApp e o Telegram, apps de chat on-line que contam com a função de videoconferência também. Outra opção interessante também é o Instagram, que conta com chamadas de vídeo como opção nas mensagens privadas.

Existem diversas opções para nos mantermos conectados à amigos e familiares e devemos aproveitar as facilidades que a tecnologia nos proporciona, sempre lembrando das dicas de segurança, privacidade de dados pessoais e exposição on-line.

Fonte: Dialogando - 4 aplicativos de videoconferência para se manter conectado com quem está longe (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
4 aplicativos de videoconferência para se manter conectado com quem está longe 2020-04-27 20:35:37
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)