professor-navegar-com-seus-alunos professor-navegar-com-seus-alunos

Professores e alunos navegando com segurança

Professores e alunos navegando com segurança

O acesso às tecnologias é cada vez mais amplo e o mundo online e muito presente na vida da maior parte das crianças e adolescentes. A segurança também deveria. A internet é utilizada para conversar com amigos, saber as novidades e, curiosamente, navegar com os alunos.

Dicas para uma navegação com mais segurança

  • É preciso trazer a tecnologia para perto, pois os estudantes estão mergulhados em uma cultura digital que já não pode, nem deve, ser retirada deles.
  • Cabe então ao educador entender que pode utilizar essas ferramentas tecnológicas como mecanismos para atrair os alunos para as atividades em sala de aula e fora dela também.
  • Estabelecer limites para o uso de celulares e computadores em sala de aula. É importante que o estudante tenha diversas formas de interação, para que sua experiência com o ambiente escolar seja enriquecida.
  • Esses limites, no entanto, não devem ser impostos de forma autoritária ao estudante. É preciso dialogar para que o aluno se sinta participante da escolha de permanecer offline por algumas horas.
  • Criar interações entre ferramentas tradicionais de ensino e as tecnologias. Um grupo de WhatsApp, por exemplo, pode ser criado para debater a leitura de um livro. Uma página no Facebook pode ser um canal para publicação de trabalhos.
  • Indique sites sérios para pesquisa e alerte para a importância de criar e construir algo novo a partir do que eles pesquisam na web.
  • A produção de conhecimento não deve se limitar a copiar e colar conteúdos da internet, referências e fontes de pesquisa são importantes e devem constar como bibliografia.
  • Aprenda sobre o quê seus alunos mais gostam de fazer online. Conheça os sites, jogos e redes sociais para entender melhor o entusiasmo deles.
  • Se você estiver preocupado sobre alguma situação difícil que um aluno possa estar passando na Internet, como o cyberbullying, não deixe de conversar com ele sobre o assunto. Mostre-se aberto e disposto a ajudar.
  • Para encontrar recursos digitais úteis para sala de aula e dinamizar as atividades, acesse o portal escoladigital.org.br. Lá você encontra mídias em diferentes formatos como animações, games, video-aulas, tudo disponibilizado de forma colaborativa e em formato de Recurso Educacional Aberto (REA), ou seja, pode ser usado, reproduzido ou até mesmo adaptado por qualquer pessoa.

Professores, fiquem atentos aos seus alunos e tenham uma ótima aula com essas dicas 😉

Fonte: Dialogando - Professores e alunos navegando com segurança (2015)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Professores e alunos navegando com segurança 2020-02-06 11:43:07
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)