por-mais-salas-de-aula-com-tecnologia por-mais-salas-de-aula-com-tecnologia

Por mais salas de aula com tecnologia

Por mais salas de aula com tecnologia

Por muito tempo, as tecnologias foram demonizadas por profissionais da educação por serem motivos de perda de atenção dos alunos, dificultando o aprendizado. Não há dúvidas de que os alunos ficam mais dispersos com a disseminação de tecnologia. Porém, é também uma possibilidade para despertar maior interesse nas salas de aula para a geração que nasceu conectada.

É inegável que o perfil dos estudantes mudou muito nos últimos anos. As gerações X, Y, Z nascem cada vez mais conectadas e às vezes, a melhor forma é utilizar algo do dia a dia para gerar maior interesse no aprendizado! Segundo a pedagoga, Paula Margues, a falta de estrutura por parte das instituições de ensino, em especial públicas, e a falta de familiaridade dos professores dificulta a integração de tecnologia e ensino.

Hoje em dia, tablets e notebooks se tornam grandes aliados para apresentar recursos interativos de apoio ao conteúdo ensinado nas salas de aula. Existem até mesmo algumas escolas que já liberam o uso de gadgets em sala de aula para cada estudante, enquanto outras liberam apenas para o professor. A segunda tela, já tão explorada em termos de televisão, pode ser explorada também na sala de aula.

Outro ponto chave desse processo é a diversão. Estudos mostram que os alunos retêm melhor na memória conteúdos que lhes foram marcantes e divertidos. Todos esses motivos são mais do que suficientes para motivar os professores a pensar em como usar a tecnologia em função do aprendizado.

Legal aprender assim, né?

Fonte: Dialogando - Por mais salas de aula com tecnologia (2016)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Por mais salas de aula com tecnologia 2019-12-13 18:38:15
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)