pesquisa-inteligente pesquisa-inteligente

Como fazer uma pesquisa inteligente

Como fazer uma pesquisa inteligente

Para realizar uma pesquisa inteligente, é necessário ler bastante, de várias fontes, entender o conteúdo, refletir sobre ele, questionar e tirar conclusões próprias.

Com a facilidade de encontrar diferentes informações na rede, é natural a tentação de se ter pouco trabalho e copiar algo que já foi publicado na Internet.

Porém, é importante promover juntamente com a criança estratégias e atividades que permitam que ela busque fontes seguras e confiáveis para que possa criar e produzir conteúdos novos de forma ética e responsável.

Atenção!

A Internet é livre e aberta para que qualquer pessoa possa postar e criar conteúdos, isto é o que a torna um espaço tão interessante e democrático, mas é preciso sempre checar mais de uma fonte de informações.

Boatos e informações falsas – as famosas fake news – também são divulgados na web. Explique à criança que é preciso estar atenta e não acreditar em tudo que se lê.

Entenda e oriente

  • A Wikipédia é uma enciclopédia online colaborativa que reúne informações compartilhadas por vários usuários.

    Reforce a importância de sempre conferir se as informações são confiáveis em outras fontes.
  • Ferramentas de busca permitem encontrar conteúdo relacionado com uma palavra em praticamente toda Internet, porém uma simples palavra pode estar associada a algum conteúdo violento ou inapropriado.
  • Com isso, é muito importante acompanhar a navegação, em especial com crianças, para que elas não se deparem com imagens ou textos considerados impróprios para sua faixa etária.
  • O Google possui uma ferramenta de busca para pesquisas acadêmicas, que procura conteúdo em material próprio para trabalhos desse tipo. Acesse em scholar.google.com.br
  • Outra ferramenta bacana de pesquisa é o Google Cultural Institute, com acervos de história e arte do mundo inteiro.

Com acompanhamento e orientação, crianças e adolescentes podem realizar pesquisas de forma segura e responsável, utilizando fontes diferentes e confiáveis.

A cultura da Internet promove uma nova lógica de produção do conhecimento, mais colaborativa, democrática e acessível. Licenciamentos como o Creative Commons e o formato dos Recursos Educacionais Abertos (REA) permitem compartilhar, copiar, exibir, executar e mixar obras, estimulando a criação e adaptação de novos conteúdos com o intuito de promover a colaboração entre diferentes usuários.

Aproveitar o que a internet tem de melhor continua sendo o caminho ideal para orientar seu filho sobre como realizar uma pesquisa inteligente de forma segura e ensiná-lo a exercer a sua cidadania digital.

Fonte: Dialogando - Como fazer uma pesquisa inteligente (2015)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Como fazer uma pesquisa inteligente 2020-01-17 16:40:13
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)