escolas-digitais-conectam-alunos-do-mundo-inteiro escolas-digitais-conectam-alunos-do-mundo-inteiro

Escolas digitais conectam alunos do mundo inteiro

Escolas digitais conectam alunos do mundo inteiro

“Aprenda com o mundo, não sobre o mundo”. O slogan da iEARN resume o propósito das escolas digitais, espaços de educação interativos virtuais e seguros que estimulam a troca de experiências e o aprendizado colaborativo entre professores e estudantes de todo o planeta.

Na sociedade conectada, o bom e velho trabalho em grupo ganha nova dimensão e significado quando o colega pode estar logo ali ao lado ou a milhares de quilômetros de distância, com fontes de pesquisa quase ilimitadas disponíveis na internet.

Tudo no ambiente das escolas virtuais globais é superlativo. Somente na iEARN, a cada dia mais de 2 milhões de alunos do mundo todo interagem em 100 projetos ativos. Cerca de 50 mil professores de 30 mil escolas cadastradas em 140 países utilizam a plataforma regularmente.

Além de trabalhar de maneira conjunta em tarefas específicas relacionadas à grade curricular, em um rico intercâmbio de experiências, resultados e opiniões, os jovens são estimulados a refletir sobre o tipo de contribuição que aquele determinado projeto pode trazer para melhorar a qualidade de vida no planeta.

A expectativa é que todos se tornem cidadãos globais, que façam a diferença ao trabalhar em conjunto com seus pares.

Na PenPal Schools, 250 mil estudantes de 8 a 18 anos em 150 países leem e escrevem sobre tópicos tão diversos e abrangentes como direitos humanos, sustentabilidade ambiental, robótica e fake news, adquirindo e exercitando as habilidades demandadas no século 21.

As lições são semanais e podem ser executadas a qualquer momento, de qualquer dispositivo, compatíveis até mesmo com os programas curriculares mais atribulados.

Há ainda uma área específica para que os professores se conectem, debatam, compartilhem as melhores práticas e se aperfeiçoem.

O Edmodo estimula igualmente o círculo virtuoso do “ensine mais, aprenda mais”. Ali os educadores podem criar grupos, passar o dever de casa, agendar testes e acompanhar o progresso dos alunos, em uma interface de navegação simples e espaço de armazenamento ilimitado.

Tudo vinculado e compatível com ferramentas e aplicativos como o Google Apps for Education, Microsoft One Note e Office, Google Drive e Google Docs. Os pais podem monitorar tudo de perto também via aplicativo.

Recursos não faltam aos estudantes, que podem recorrer a mais de 600 milhões de fontes compartilhadas e aprovadas pelos professores, com tudo o que necessitam para completar as tarefas.

Você utiliza alguma dessas plataformas para se comunicar com os colegas? Diga nos comentários! (:

Fonte: Dialogando - Escolas digitais conectam alunos do mundo inteiro (2018)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Escolas digitais conectam alunos do mundo inteiro 2019-11-14 17:52:07
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)