escola-digital escola-digital

Escola Digital oferece mais de 4 mil conteúdos educativos na rede

Escola Digital oferece mais de 4 mil conteúdos educativos na rede

O site Escola Digital, lançado em 2013 por meio de uma parceria entre a Fundação Telefônica Vivo, o Instituto Natura e o Instituto Inspirare, é uma plataforma gratuita que funciona como um agregador de diversos conteúdos educativos.

Estes conteúdos não se prendem apenas a textos, mas também a vários recursos multimídia presentes na internet que variam de jogos a playlists, passando por mapas, vídeos e infográficos, entre outros.

“A Escola Digital funciona como um grande curador do material espalhado pela rede em que o aluno, pais e professores podem fazer a seleção de diversos recursos de aprendizagem”, explica Mila Gonçalves, gerente de projetos da Fundação Telefônica Vivo.

Hoje, a plataforma conta com cerca de 4 mil conteúdos, todos eles selecionados por um time de educadores. Segundo Mila, a qualidade do conteúdo é uma preocupação e todos os objetos trazidos para a Escola Digital são validados por esses especialistas.

“Na Internet, como todo mundo pode ser autor, quase tudo pode passar por verdade, mesmo quando não é”, diz ela. “A curadoria é que faz a grande diferença: ao selecionar a incrível variedade na internet, privilegiamos os conteúdos de qualidade”, explica.

A plataforma oferece várias opções de busca, permitindo escolher temas por faixa etária, conteúdo curricular e tipo de mídia, por exemplo. A busca foi desenvolvida para ser bastante assertiva: basta procurar termos simples, como “Idade Média”, por exemplo, para trazer os conteúdos relacionados.

Inicialmente pensada como um apoio para professores, a plataforma se expandiu e hoje é uma ferramenta que utiliza a internet para também auxiliar pais e alunos. “A tendência de uso de tecnologia em sala de aula é cada vez maior. E a escola não pode ficar apenas no livro – ela tem que usar a linguagem do aluno, tem que pensar em multimídia. Com o acesso cada vez maior de alunos aos conteúdos online foi surgindo o potencial de levar a plataforma a eles também”, explica Mila.

Ela também afirma que, para os pais, a Escola Digital oferece uma proposta muito interessante. “Muitas vezes eles querem ajudar os filhos quando estes encontram dificuldades com as tarefas, e para isso a plataforma é uma super fonte”, afirma Mila, “porque às vezes para os pais também é difícil, eles nem sempre se lembram dos conteúdos ou não têm certeza de onde procurar com confiança.”

Além disso, o uso da Escola Digital por pais e filhos também pode ser um meio de aproximação na família. “Ao trabalhar conteúdos multimídia com os filhos, a Escola Digital pode ser um ponto de entrada para trazer essa proximidade”, diz ela.

Uso customizado

Secretarias estaduais de educação também podem utilizar a plataforma de maneira customizada de acordo com suas grades próprias, inclusive com outra identidade visual.

Hoje, 15 secretarias utilizam a Escola Digital. E mais novidades devem vir por aí. Uma delas é o Banco de Práticas, que, de acordo com Mila, permitirá que pais e professores possam contar suas experiências envolvendo os conteúdos da Escola Digital. “Eles poderão avaliar a relevância e a pertinência do material, em uma construção colaborativa”, diz ela.

Sendo assim, a ferramenta poderá auxiliar nos estudos e ainda no aprendizado entre professores e alunos.

Fonte: Dialogando - Escola Digital oferece mais de 4 mil conteúdos educativos na rede (2016)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Escola Digital oferece mais de 4 mil conteúdos educativos na rede 2020-01-19 18:55:05
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)