cursos-online-gratuitos-quarentena cursos-online-gratuitos-quarentena

Cursos on-line: estudando em casa durante a quarentena

Campanha: Coronavírus

Cursos on-line: estudando em casa durante a quarentena

Em combate ao coronavírus, estados no Brasil inteiro tomaram providências sobre o fechamento de espaços públicos e privados, evitando, assim, a disseminação do vírus. São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Bahia e Rio de Janeiro – estados com grande número de habitantes e casos confirmados da doença – suspenderam aulas em escolas e universidades públicas por um período de 15 dias, com possibilidade de extensão desse prazo, se necessário.

A recomendação de isolamento voluntário sugere que as pessoas fiquem em casa pelo máximo de tempo possível, afetando também escolas e cursos particulares, que podem suspender as atividades de acordo com a recomendação da OMS e do Ministério da Saúde. 

Existem, atualmente, muitas opções de estudo a distância, incluindo cursos de graduação e pós-graduação. Por conta da quarentena, diversas empresas e instituições disponibilizaram cursos gratuitos a serem realizados durante o período de isolamento. Listamos algumas opções para quem precisa continuar os estudos ou apenas deseja aprimorar o currículo profissional durante o tempo livre!

cursos-online-gratuitos-quarentena

Uma das principais instituições de ensino do país, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) disponibilizou 55 cursos on-line gratuitos, e o melhor: com certificação válida em todo o território nacional. Entre os cursos, que vão desde a área financeira até marketing e gestão de pessoas, temos Como fazer investimentos, Ética Empresarial, Imagens e Direitos na Web e muito mais!

Na Udemy — uma das principais plataformas de ensino atualmente, com milhares de cursos das mais diversas áreas, como ferramentas do pacote Office e aprimoramento pessoal — estão disponíveis mais de 400 cursos gratuitos. No catálogo, um curso completo sobre PowerPoint para iniciantes, Design Thinking e até Conserto de Celulares.

A Coursera, outra grande plataforma de ensino on-line, anunciou recentemente que está liberando mais de 3.800 cursos e 400 especializações para todas as universidades que foram afetadas pelo novo coronavírus. No Brasil, atualmente, mais de 8 milhões de estudantes estão matriculados no Ensino Superior. Os estudantes interessados devem entrar em contato com os responsáveis da sua instituição de ensino para participar. As áreas de conhecimento vão desde crescimento e desenvolvimento profissional à tecnologia e ciências da computação.

O Governo Federal também está incentivando que as pessoas continuem estudando de casa durante esse período de isolamento, por meio de uma plataforma própria. Os cursos são voltados às áreas de conhecimento de profissionais que pretendem trabalhar em algum cargo público ou em cargos de gestão pública.

A plataforma conta com mais de 150 cursos gratuitos, que fazem parte da grade da Escola de Administração Pública. Entre os cursos disponíveis, encontramos Gestão Pessoal e Liderança, Cidadania e Direitos Humanos e Direitos da Criança e do Adolescente.

Além do interesse de se aprimorar pessoalmente, os cursos feitos durante a quarentena também podem ajudar as pessoas a melhorarem seus currículos. E quando falamos do nosso perfil profissional, o LinkedIn é uma das principais plataformas que vêm à mente. A rede social disponibilizou gratuitamente seu curso de Produtividade, Foco e Colaboração em Trabalho Remoto. A grade envolve desde técnicas de gestão de tempo à delegação de tarefas e gestão de equipes virtuais. Com o intuito de diminuir e desacelerar a propagação do COVID-19, o isolamento voluntário pode se tornar uma oportunidade para aprimorar a carreira profissional, de forma gratuita e on-line. Conte pra gente: qual curso você quer fazer?

Fonte: Dialogando - Cursos on-line: estudando em casa durante a quarentena (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres

Comentário(s)

  • Cláudia Valéria

    02/09/2020 12:18

    Esses cursos muito contribuem para nossa formação e dinamismo no trabalho.

  • Walter Agostinho do Carmo

    01/09/2020 13:51

    As orientações e as ponderações citadas são fundamentos primordiais para que possa usar a internet racionalmente.

  • Bruno Vinicius

    23/08/2020 17:08

    Não fazia ideia da gama de cursos e áreas disponíveis, nesse tempo de quarentena investir o tempo nos estudos tem sido fundamental, amei a recomendação.

    • Dialogando

      14/09/2020 16:25

      Obrigado pelo comentário, Bruno!

  • Josilene Maria

    06/08/2020 01:45

    Foi ótimo as informações adquirida aqui sobre cursos que eu nao tinha conhecimento.

    • Dialogando

      14/09/2020 16:23

      Obrigado pelo comentário, Josilene!

  • Maria Luzia Oliveira Xavier de Barros

    23/07/2020 01:36

    Gosto muito da Internet e tudo que ela me traz de bom, tenho aprendido muito em todas as áreas, saúde e educação. Agora , com a Pandemia , tenho recebido novas oportunidades de me aprimorar e estudar muito mais através da Internet. Tenho feito muitos cursos online, o que tem me ajudado bastante. Uso diversos recursos da internet para melhorar minhas aulas, e sei que no universo online, nada sei, é mínimo o meu conhecimento, mesmo assim eu sigo com muita vontade de aprender mais .

    • Dialogando

      14/09/2020 16:19

      Obrigado por compartilhar sua experiência conosco, Maria!

  • Regina

    14/06/2020 00:07

    Super dicas

    • Dialogando

      17/06/2020 16:35

      Obrigado pelo comentário, Regina! Ficamos felizes que tenha gostado.

Cursos on-line: estudando em casa durante a quarentena 2020-03-27 14:52:48
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)