arte-na-palma-da-mao arte-na-palma-da-mao

Arte na palma da mão

Arte na palma da mão

Conhecer de perto aquele quadro incrível de Renoir, Picasso ou Van Gogh ficou muito mais fácil com a chegada da tecnologia aos domínios da arte.

Digitalizados em alta resolução, os acervos dos principais museus do mundo já estão na internet. Além disso, os tours virtuais também levam o usuário a circular pelos corredores, como se estivesse em uma visita presencial.

O site Google Arts & Culture apresenta obras de mais de 150 galerias de arte pelo mundo, como o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, a Pinacoteca, em São Paulo, e o MoMA, em Nova York. As fotos em alta resolução garantem um nível de detalhe para observação melhor do que ao vivo, onde a contemplação às vezes precisa ser à distância ou entre muita gente.

Utilizando a tecnologia do Street View, é possível passear pelo Palácio de Versalhes, na França, pelo Taj Mahal, na Índia, ou pela Sagrada Família, em Barcelona. Quem baixa o aplicativo (IOS e Android) conta com uma função divertida: com uma selfie, o app busca nos acervos retratos pintados pelos artistas que se pareçam com o usuário.

Já o aplicativo Smartify (Android e IOS) traz os benefícios da tecnologia para quem está dentro dos museus, com mais de 30 instituições já cadastradas. Ao se interessar por uma obra, e só abrir o app e apontar o celular para o quadro ou escultura para ter informações completas sobre a criação, seu autor e curiosidades. Outra facilidade é poder salvar o que chama a atenção, criando uma coleção que pode ser compartilhada com a família e os amigos.

Digitalizar os acervos pode ficar mais fácil e mais seguro em breve. Cientistas da Universidade de Tsinghua, na China, solicitaram a patente de um sistema que tem como base a blockchain para armazenar e compartilhar as versões digitais de objetos integrantes do patrimônio cultural. A computação 3D seria utilizada para escanear a obra, criando um formulário, que é em uma blockchain privada, por meio de processo criptográfico. Segundo os pesquisadores, a plataforma poderia ser acessada por detentores e artistas, com registro compartilhado de dados e atualização em tempo real.

Fonte: Dialogando - Arte na palma da mão (2018)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres

Comentário(s)

  • Luiz fernando

    05/10/2018 23:15

    Fiz um plano no dia 03/10/2018 e na hora de passa meu e-mail acabei passando errado. Como faço pra auterar receber a fatura do plano q e de 29, 55 reais.

    • Dialogando

      09/10/2018 15:07

      Olá, tudo bem? 
 Solicitamos, por gentileza, que entre em contato por este link: https://www.vivo.com.br/portalweb/appmanager/env/web?_nfls=false&_nfpb=true&_pageLabel=vcAtendFCEscrevTelefPage# 
 Obrigado! :) 
 Atenciosamente, Equipe Dialogando

Arte na palma da mão 2019-12-04 15:02:05
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)