tipos de linguagem de programação mais utilizados tipos de linguagem de programação mais utilizados

3 aplicativos para aprender linguagens de programação

3 aplicativos para aprender linguagens de programação

Absolutamente tudo que acessamos e interagimos no ambiente virtual é criado usando linguagens de programação. O Facebook, por exemplo, foi criado inicialmente usando a linguagem PHP e hoje utiliza várias linguagens, como Python, C++, Java, EcmaScript etc.

Mas o que é uma linguagem de programação? São códigos (conhecidos por código fonte), que são criados e redigidos por seres humanos para serem interpretados pelos computadores. Toda ação realizada num computador passa por esse código fonte. Um simples curtir numa foto em rede social, por exemplo, foi programado anteriormente por um desenvolvedor – profissão responsável por criar os códigos, usando as linguagens de programação.

Cada linguagem é indicada para um tipo específico de funcionalidade. O Java, por exemplo, é utilizado em interfaces, como Smart TVS, smartphones, sistemas de GPS para carros, terminais de autoatendimento e sistemas bancários.

Já a linguagem C é utilizada nos sistemas operacionais, editores de texto, softwares de edição de imagens e fotos, entre outros. O Javascript, quando combinado com HTML e CSS (linguagens de marcação, usadas para dar forma e layout para sites), está presente na maioria dos websites, formulários de inscrição on-line, mapas interativos e aplicativos para mobile.

tipos de linguagem de programação mais utilizados

Como aprender uma linguagem de programação?

O mercado de tecnologia continua avançando e inovando a cada dia, com diversas possibilidades profissionais para desenvolvedores. O primeiro passo, no entanto, é estudar e aprender as linguagens de programação. Separamos alguns aplicativos gratuitos para iniciar na área de programação:

Programming Hub: aprender a programar

Disponível para Android e iOS, o Programming Hub possui tutoriais e cursos de mais de 20 linguagens de programação, entre elas HTML, Javascript, C, C++, C#, Swift, Python, R Programming, Java e CSS. O app oferece mais de cinco mil programas de ensino e um espaço de testes para os códigos criados pelo estudante, durante o curso.

Grasshopper

Aplicativo criado pelo Google, ensina Javascript por meio de jogos e desafios, medindo o progresso do usuário por meio de conquistas e pontos. Outro diferencial é o feedback em tempo real, que avalia os códigos escritos pelo usuário. Disponível para Android e iOS.

SoloLearn

Considerado por especialistas o aplicativo número um para aprender linguagens de programação, o SoloLearn oferece suporte gratuito 24 horas por dia, todos os dias da semana. Também é possível conversar e tirar dúvidas com uma comunidade de desenvolvedores diretamente no app. Entre as linguagens oferecidas, além das principais, oferece cursos de Ruby, Git e SQL. Disponível para Android e iOS.

Com estudo e determinação, é possível aprender uma nova habilidade e aplicar os conhecimentos em uma profissão que cresce a cada ano – segundo estudos, a profissão de desenvolvedor de software estará em crescimento promissor nos próximos anos.

Para tanto, é preciso foco, rotina e organização pessoal. Confira algumas dicas no nosso podcast, clicando aqui ou acessando pelo Spotify ou agregador de sua preferência! 

Fonte: Dialogando - 3 aplicativos para aprender linguagens de programação (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
3 aplicativos para aprender linguagens de programação 2020-12-03 14:30:27
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)