voluntariado-digital-ganha-cada-vez-mais-adeptos voluntariado-digital-ganha-cada-vez-mais-adeptos

Voluntariado digital ganha cada vez mais adeptos

Voluntariado digital ganha cada vez mais adeptos

Quando pensamos em participar de um voluntariado social, a primeira questão que colocamos em dúvida é o tempo que podemos disponibilizar à causa. Queremos nos dedicar a uma ação com propósito, mas nem sempre sabemos se daremos conta. É nesse cenário que o voluntariado digital surge como uma tendência crescente pelo mundo todo.

À primeira vista, parece meio difícil de entender como um contato online e distante pode ajudar. Mas na verdade, muitas instituições privadas e organizações sem fins lucrativos já estão se adaptando a essa cena, criando oportunidades para quem quer ajudar à distância, como a própria ONU.

A Organização das Nações Unidas tem um amplo programa global de voluntariado online, com oportunidades anunciadas na internet para as mais variadas tarefas.

Redação de textos, edição, traduções, pesquisas, gerência de projetos, web design, arte e design estão entre as principais atividades que podem ser exercidas diretamente do seu computador para ajudar causas e pessoas em vários cantos do mundo. Essas participações sempre geram um certificado pelo reconhecimento à ajuda prestada.

Segundo pesquisa da ONU, mais de 90% das ONGs beneficiadas e dos voluntários se declaram satisfeitos com a experiência. E não estamos falando de pouca gente. São 12 mil pessoas por ano – 60% delas de países em desenvolvimento – que participam de ações em 187 países, sem sair de casa. E para uma instituição solicitar voluntários, a ONU seleciona e avalia cada uma, confirmando a seriedade e comprometimento com a causa.

No caso de empresas privadas, um bom exemplo é a Fundação Telefônica, que investe nessa modalidade de apoio a causas importantes. O livro Voluntariado Digital e a pesquisa Juventude Conectada são resultados desse investimento. A pesquisa mapeou o perfil do jovem e o impacto causado pelas novas tecnologias em termos de oportunidades e transformações.

Já o livro é resultado de um estudo com mais de cem projetos ao redor do mundo analisados ao longo de um ano e meio. A intenção é ajudar a apontar caminhos para a continuidade do voluntariado digital. A fundação tem ainda um canal de financiamento coletivo e o Game do Bem, em que quase 20 mil colaboradores do Grupo Telefônica podem contribuir diretamente com transformações sociais.

E como fazer para participar de uma iniciativa como essas? O primeiro passo é pegar o mouse. O resto do caminho você já sabe. Boa sorte!

Fonte: Dialogando - Voluntariado digital ganha cada vez mais adeptos (2016)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Voluntariado digital ganha cada vez mais adeptos 2019-12-16 12:17:35
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)