voce-tem-facebook-e-instagram voce-tem-facebook-e-instagram

Você tem Facebook? E Instagram?

Você tem Facebook? E Instagram?

Quem nunca ouviu esta pergunta? Se não está familiarizado com Facebook e Instagram, é importante conversar mais sobre a vida digitais de seus filhos.

Antes as pessoas perguntavam se você tinha telefone, e-mail ou um blog. Hoje perguntam se você tem perfil numa rede social, geralmente na mais famosa do momento.

As redes sociais são ambientes que conectam as pessoas, ampliando seu círculo de contatos e favorecendo novas amizades. São como clubes digitais que conectam milhões de usuários no mesmo ambiente.

Criar um perfil é uma das formas de se familiarizar com estes ambientes e conhecer as regras de funcionamento. Vale lembrar que cada rede tem suas regras e seus limites de idade.

Como as regras funcionam para crianças?

Antes de criar um perfil para o bebê recém-nascido ou permitir o uso por crianças e adolescentes (que geralmente adoram passar o tempo nessas redes) vale conhecer melhor as regras para avaliar na balança quais oportunidades e riscos cada uma oferece, sempre considerando a maturidade da criança em questão.

Crianças e adolescentes normalmente usam o Facebook e o Instagram mais do que os adultos, mas não superestime a capacidade deles para lidar com riscos e incômodos!

Navegar junto e conhecer o uso que fazem das redes é uma boa oportunidade para você saber qual o nível de maturidade eles têm na Internet. Noções básicas de respeito, limites, cidadania e discernimento não aparecem sozinhas, “no automático” ou apenas acumulando horas de uso de internet!

E vale lembrar que a internet é bem maior do que apenas estas redes. Os sistemas de pesquisa na web, as enciclopédias, as redes temáticas, os vídeos, os jogos e outras tantas oportunidades de conteúdo (e pessoas legais) existem para além dos sites de redes sociais.

Navegar junto e promover o diálogo entre as diferentes gerações são exercícios muito simples que ajudam inclusive a ampliar o horizonte de oportunidades que a internet pode nos oferecer, para todas as idades.

As redes da moda mudam. Basta lembrar do Orkut e tantos outros serviços que surgiram dominando nossa atenção na rede e depois sumiram. Mais do que apenas usar as redes do momento, o mais legal é ir criando habilidades para desenvolver relações responsáveis e saudáveis com ajuda das tecnologias disponíveis.

Independentemente do nome do site ou da rede, vale sempre estimular um uso crítico das tecnologias e fortalecer as noções básicas de cidadania também nos ambientes digitais.

O Facebook e o Twitter, por exemplo, são plataformas que oferecem diversas possibilidades de uso, mas estabelecem 13 anos como a idade mínima para criar uma conta, sendo que entre 13 e 17 anos é recomendada a autorização dos pais (isso de acordo com as próprias regras destas plataformas).

Uma dica básica é dialogar com seus filhos para criar os limites de forma transparente e negociada, criando condições para que as crianças entendam as razões das regras e possam contra-argumentar!

Apenas proibir não educa. O melhor é criar limites como referências para a gradativa conquista das liberdades proporcionais à maturidade demonstrada pelas crianças. Assim fica muito mais fácil mediar o uso do Facebook e Instagram dos adolescentes depois dos 13 anos.

Dicas para dialogar:

  • Lembre que as redes são públicas por padrão e suas informações podem chegar aos amigos dos amigos dos amigos muito rapidamente;
  • Avalie bem antes de aceitar solicitações de desconhecidos;
  • Evite publicar dados mais sensíveis como telefone, endereço e detalhes de localização (check-in);
  • O que importa é a qualidade e não a quantidade de amigos;
  • Encontros com amigos virtuais devem acontecer com a supervisão dos responsáveis;
  • Lembre de trocar a senha periodicamente e sempre faça o logout das contas antes de fechar o navegador;
  • Aprenda e ensine seu/sua filho a configurar a conta e bloquear os contatos indesejados;
  • Ao visualizar conteúdos suspeitos de serem racistas ou com cenas de violência contra crianças, denuncie!

Esteja sempre de olho para aproveitar ao máximo as vantagens de ter uma conta nas redes sociais!

Fonte: Dialogando - Você tem Facebook? E Instagram? (2015)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres

Comentário(s)

  • Janice

    30/04/2018 10:24

    Li, entendi, más preciso bloquear alguém. Como fazer ?

    • Dialogando

      03/05/2018 18:15

      Oi Janice! Para saber como bloquear uma pessoa no Facebook, siga este <a href="http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/06/como-bloquear-uma-pessoa-no-facebook.html" rel="nofollow">link</a>. Para bloquear um usuário no Instagram, por meio deste outro <a href="http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/04/tudo-sobre-como-bloquear-pessoas-no-instagram-e-o-que-acontece-depois.html" rel="nofollow">link</a>.

Você tem Facebook? E Instagram? 2020-01-17 19:12:18
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)