Você consegue separar a vida profissional da vida pessoal estando de casa? Confira em nosso post 5 dicas de como fazer isso de forma rápida e simples! Você consegue separar a vida profissional da vida pessoal estando de casa? Confira em nosso post 5 dicas de como fazer isso de forma rápida e simples!

5 dicas de como separar a vida profissional da vida pessoal durante a quarentena

5 dicas de como separar a vida profissional da vida pessoal durante a quarentena

Durante o isolamento social por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, muitas pessoas tiveram que se adaptar a uma nova rotina com a implementação do home office, e separar a vida profissional da vida pessoal pode ser uma tarefa ainda mais difícil nesse momento.

Um levantamento do Ibope realizado em 2018 mostrou que a maior parte dos trabalhadores gostaria de poder trabalhar de casa. Mas, na prática, o home office exige atenção e foco, e pode gerar confusão quando se trata de separar a sua vida profissional de sua vida pessoal, afinal, mesmo com a conectividade que a tecnologia oferece, lidar com as mudanças da rotina pode ser um grande desafio.

Para Paulo Lira, coordenador e supervisor acadêmico da HSM University, “o grande desafio é encontrar o meio termo em manter uma boa qualidade de vida sem perder desempenho no trabalho. E o grande segredo é separar bem os dois aspectos”.

Para ajudar a dividir melhor cada momento, separamos algumas dicas para você colocar em prática durante o home office.

1.     Organize seu tempo

Organize todos os afazeres do seu dia e estabeleça um período de tempo para cumpri-los. Segundo Paulo Lira, a proporção recomendada deve ser a de programar 70% do dia, deixando os 30% restantes para emergências e imprevistos. Além disso, sempre tenha em mente que o tempo para o trabalho não deve ser usado para atividades pessoais e vice-versa, afinal, mesmo estando fisicamente em casa, aquele momento é destinado ao seu trabalho.

2.     Tenha suas prioridades em mente

Separe um momento de reflexão a fim de descobrir o que é importante e o que não agrega valor, tanto do ponto de vista pessoal quanto do ponto de vista profissional. Esse exercício constante ajuda a ilustrar melhor cada aspecto de sua vida e ainda elimina de sua rotina as tarefas que atrapalham o andamento do seu dia.

3.     Momentos de lazer são importantes

É preciso entender que manter os momentos de descontração separados do trabalho são essenciais para se manter motivado. Para isso, desconectar-se é o primeiro passo. Mesmo com a tecnologia sempre acessível, e em meio à quarentena, é necessário programar algumas horas para aproveitar o tempo com a família e exercer um hobby.

4.     Recusar tarefas é necessário

Muitos profissionais acabam vendo no home office uma oportunidade de mostrar o seu potencial e acabam assumindo mais tarefas do que assumiriam se estivessem no escritório. No entanto, é necessário conhecer os seus limites. Afinal, arcar com mais demandas acarreta em mais tempo destinado ao trabalho, que pode ultrapassar o seu planejamento e sobrepor o tempo destinado à sua vida pessoal.

5.     Transforme um espaço de sua casa em seu escritório

O lugar físico é fundamental para um bom rendimento. Transformar uma sala ou um quarto em um local voltado apenas ao trabalho é importante para manter sua concentração focada e ajuda a separar fisicamente sua vida profissional de sua vida pessoal. Além de evitar algumas situações inusitadas, como animais ou crianças surgindo em momentos inoportunos.

O isolamento trouxe a oportunidade para os trabalhadores de diversas áreas terem uma nova visão sobre o home office,e a internet foi essencial para manter as pessoas conectadas em sua rotina de trabalho, seja com videoconferências ou organização de tarefas. Para você, o home office trouxe muitas mudanças em sua vida tanto profissional quanto pessoal? Conte para nós nos comentários!

Fonte: Dialogando - 5 dicas de como separar a vida profissional da vida pessoal durante a quarentena (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
5 dicas de como separar a vida profissional da vida pessoal durante a quarentena 2020-06-08 16:09:54
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)