Multitarefas: aprenda a se prevenir para não se sobrecarregar mentalmente

11 de novembro de 2021

Um dia de “apenas” 24 horas. Aqui no Dialogando, a gente reconhece que, muitas vezes, gostaríamos que essa jornada ganhasse umas horinhas a mais para podermos fazer TUDO o que consideramos importante. 

Especialmente no mundo contemporâneo, onde somos bombardeados por milhares de informações e, na tentativa de sermos mais produtivos, optamos pelas multitarefas: abrimos várias abas no computador ao mesmo tempo, respondemos a muitas pessoas simultaneamente no celular, no e-mail… Tudo isso para darmos conta de todas as outras demandas das nossas vidas, não menos importantes. 

Multitarefas e Ciência  

Há 86 bilhões de células no nosso cérebro, responsáveis por desempenhar a maior parte de nossas ações do dia a dia. Mas especialistas advertem que o regime frenético da vida moderna vem destruindo nossas vias neurais. 

Segundo estudo desenvolvido pela Universidade de Stanford, as multitarefas injetam doses de estresse às nossas vidas, afetam nosso humor, nossa produtividade e nos deixam mais suscetíveis ao erro, se compararmos às pessoas que concluem uma tarefa de cada vez. 

Síndrome de Burnout 

Se você faz parte do time dos “faz tudo”, é melhor reavaliar esta conduta.  

Avalie se você se encaixa em algumas das afirmações: 

a) Sinto esgotamento físico e mental após um dia de trabalho. 

b) Tenho dificuldade de me desligar das tarefas mesmo após o fim do expediente. 

c) Sinto constantemente tensão e cansaço. 

Se para qualquer uma delas você, multitarefas, respondeu sim, fique atento. Esses são alguns sintomas da Síndrome de Burnout, distúrbio marcado pelo estado de tensão emocional e estresse provocado por condições de trabalho desgastantes e sob pressão. 

Alternativas 

Pelo uso consciente da tecnologia e a manutenção da sua saúde, que deve ser, antes de qualquer coisa, o mais importante para você e para as pessoas que te amam, confira nossas dicas para aumentar a produtividade, diminuir o estresse e, enfim, viver muito melhor! 

1 – Planeje seu dia de trabalho 

Pessoas multitarefas quase sempre pecam pela falta de planejamento. Por isso,ao final da sua jornada, organize as atividades do dia seguinte em listas, dispostas em ordem de prioridade. Ao longo do dia, vá assinalando (riscando mesmo!) cada tarefa finalizada, assim que completá-las.

Trabalhe, claro, para desenvolver uma por vez, sem afobações e interrupções desnecessárias.  Você vai ver que, ao final do expediente, estará com aquela sensação de dever cumprido, mesmo se não tiver “vencido” toda a lista.

2 – Chats externos 

Já avise a seus amigos que reservará momentos específicos para os chats das redes sociais ou que responderá apenas o que for realmente urgente no WhatsApp.  

Prefira se dedicar às redes no término do expediente ou ao final do almoço (aliás, tenha disciplina no momento dessa pausa gostosa e importante para oxigenar o cérebro antes de retornar para “o segundo round”). 

3 – Respire 

Se possível, a cada duas horas, por 5 minutinhos, faça pequenas pausas para se dedicar a exercícios de respiração e alongamento. Não exclua a hipótese de dar uma breve caminhada. Dê mais leveza para a sua jornada, CORRA dos sintomas da Síndrome de Burnout! 

4 – Ida e vinda

Se a empresa em que você trabalha não aderiu ao home office, estude a possibilidade de mudar ou encurtar o seu percurso. Para pessoas multitarefas, muitas vezes o caminho até a chegada ou retorno já aumentam os níveis já bastante elevados de estresse. 

Estude a possibilidade de fazer novos trajetos ou ainda, se possível, busque meios alternativos, como ir até o local de bike ou caminhando.

Se o seu percurso é feito de carro, pode ser que algum colega more perto de você. Por que não um rodízio de caronas? 

5 – Diga SIM às happy hours! 

Alivie as tensões dos trabalhos e socialize com seus colegas. Atividades de lazer são sempre importantes para aliviar o estresse. 

Engaje-se com o time nesses momentos divertidos em que podemos ser mais despojados. A prática ainda colabora para a união da equipe e torna o próprio ambiente de trabalho muito melhor. 

6 – Tire férias 

Mas é para tirar MESMO. Não caia na tentação de vender essa pausa saudável para fazer um “dinheirinho a mais”.  

Esse momento só estará disponível daqui a um ano e, mesmo que você não tenha planejado viagens ou passeios, sua saúde (física e mental) agradece o tempo livre em casa. 

Aprenda a “fazer nada” ou “quase nada”. Lembre-se que você precisa estar sempre em primeiro lugar e que, por aqui, costumamos dizer que #TemHoraPraTudo! 

Fique atento. Ao perceber que algum dos sintomas mencionados está afetando suas atividades no dia a dia, não exclua a possibilidade de buscar o auxílio de um profissional, combinado? 

Fonte: Dialogando - Multitarefas: aprenda a se prevenir para não se sobrecarregar mentalmente Dialogando

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