lgbtqia-como-apoiar-esta-causa lgbtqia-como-apoiar-esta-causa

LGBTQIA+: como apoiar esta causa por meio da tecnologia?

LGBTQIA+: como apoiar esta causa por meio da tecnologia?

Originário da sigla GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes), o movimento LGBTQIA+ é uma ação política e social de inclusão de pessoas de diversas orientações sexuais e identidades de gênero, que recentemente passou a incluir pessoas transexuais (que se identificam com um gênero diferente do biológico), assexuais (que não possuem atração sexual por nenhum gênero) e queers (que não correspondem a um padrão heteronormativo). O símbolo de + ao final da sigla abriga todas as diversas possibilidades de orientação sexual ou identidade de gênero que existem.

O dia 28 de junho é conhecido como o Dia do Orgulho LGBTQIA+, data celebrada mundialmente desde 1970. Desde então, membros da comunidade LGBTQIA+ vão às ruas todos os anos para realizar a chamada Parada do Orgulho LGBT, uma manifestação pacífica com shows de música e artes, que geralmente ocupam avenidas e espaços icônicos ou turísticos de diversas cidades pelo mundo.

Nas redes sociais, hashtags como #PrideMonth e #OrgulhoLGBT reforçam a presença da comunidade LGBTQIA+ no âmbito virtual. Para demonstrar apoio ao movimento, diversas empresas, marcas e artistas incluem as cores do  arco-íris (símbolo da comunidade LGBTQIA+) nas fotos de perfil das redes sociais.

1ª Parada Virtual do Orgulho LGBT

Por conta da pandemia de COVID-19 e da implementação do isolamento social, evitando aglomerações para conter a disseminação do vírus, a 24ª edição da Parada do Orgulho LGBT no Brasil precisou ser adiada para o dia 29 de novembro. Apesar do comunicado, os responsáveis pelo evento advertem que os participantes não iniciem preparações e programações pessoais para comparecer ao evento antes do mês de setembro, pois a quarentena ainda pode ser estendida na cidade de São Paulo.

Por conta deste contratempo, a ONG Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo formou uma parceria com o YouTube e o Dia Estúdio (produtora de conteúdo digital) para criar a 1ª Parada Virtual do Orgulho LGBT de São Paulo, realizada em formato de live no YouTube no dia 14 de junho.

A live, que pode ser acessada neste link, teve duração total de oito horas, com diversas atrações musicais, entrevistas e mensagens de diversos artistas aliados à comunidade LGBTQIA+. Até o momento, mais de 10 milhões de pessoas assistiram ao vídeo, que contou com a apresentação de diversos influenciadores conhecidos, como Lorelay Fox, Mandy Candy e Louie Ponto.

Como apoiar a comunidade LGBTQIA+

Uma das maneiras mais eficazes de ser aliado à causa LGBTQIA+ no ambiente virtual é realizar denúncias contra agressões verbais, cyberbullying e discriminação. A ONG SaferNet Brasil, que recebe denúncias de crimes contra os direitos humanos na internet, possui uma plataforma específica para receber queixas de páginas que contenham qualquer tipo de conteúdo agressivo ou impróprio. Qualquer pessoa pode realizar a denúncia, informando a URL (endereço da página, iniciado por www) do site ou da postagem que contém o conteúdo ofensivo.

Por meio da tecnologia, podemos garantir que pessoas da comunidade LGBTQIA+ sintam-se incluídas e representadas, seja por uma rede de apoio virtual, doações financeiras ou apenas demonstrando nossa compreensão e empatia pelas hashtags nas redes sociais. 🙂

Fonte: Dialogando - LGBTQIA+: como apoiar esta causa por meio da tecnologia? (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
LGBTQIA+: como apoiar esta causa por meio da tecnologia? 2020-06-25 15:49:31
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)