excesso-de-informacao-como-lidar excesso-de-informacao-como-lidar

Excesso de informação: como lidar?

Excesso de informação: como lidar?

É comum já começarmos o dia com a cabeça a mil, cheia de atividades para fazer. Além de nossas tarefas diárias, lista de compras, horários de consultas, ainda existe uma infinidade de outras fontes que desviam a nossa atenção, nos dando às vezes um excesso de informação. Como gerenciar isso?

Excesso de informação no conteúdo online

Se antigamente rádio, jornal e TV já eram grandes geradores de conteúdo, a internet potencializou ainda mais esse alcance, principalmente com os serviços de Streaming e conteúdo on demand.

Tais serviços mudaram muito a forma como nós consumimos as novidades do dia a dia e nos criou a sensação de que o nosso tempo livre está sendo desperdiçado! Sempre temos que estar vendo alguma série, lendo a timeline de alguma rede social, ou escutando o último podcast.

Por causa disso e pelo bombardeio normal de informações que já recebemos cotidianamente, às vezes é preciso mudar a forma como lidamos com isso. Definir melhor quem seguir, o que ouvir, o que responder, a quem dar atenção ou, às vezes, simplesmente bloquear.

Não dá para absorver todo esse excesso de informação

Nunca conseguiremos absorver todo o excesso de informação que nos são atiradas, mas podemos fazer boas escolhas para nos manter focados no que realmente nos importa.

No mundo contemporâneo, onde o conhecimento parece estar cada vez mais raso, o nosso feed de informações pessoal deve ser mais alinhado que nunca aos nossos interesses. Nesse caso, qualidade é mais importante que a quantidade.

Escolher quais canais consumir e estabelecer um tempo específico para saber das novidades são ações simples, porém eficazes para restabelecer o equilíbrio.

Claro que nada substitui uma boa soneca, ou simplesmente espairecer a cabeça um pouquinho, pensar na vida! Se teve algo que a internet nos deu é liberdade para criarmos e consumirmos conteúdos que nos agradam mais, e que são mais relevantes para a gente. Então se organize e defina as suas prioridades!

Que tal começar agora? Aproveite e nos conte depois como foi essa experiência! 😉

Fonte: Dialogando - Excesso de informação: como lidar? (2016)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Excesso de informação: como lidar? 2019-12-16 12:31:35
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)