Comportamento
17/07/2018 3 min

Tempo de leitura

Games móveis conquistam bilhões de adeptos

Cresce exponencialmente a variedade de aplicativos de jogos on-line para celulares e plataformas com dicas e novidades que reúnem essa comunidade global

Dados do Statista mostram que o número de pessoas que usam celulares para jogar passou de 2 bilhões em 2017, com Candy Crush Saga liderando os acessos e registrando um faturamento de US$ 819 milhões no ano. Os aplicativos de games foram responsáveis por mais de 80% de toda a renda da App Store e do Google Play no mesmo período, em uma indústria que já supera US$ 50 bilhões, conforme divulgado pelo site Mediakix.com.

A demanda crescente revela que os games móveis já deixaram de ser preferência de alguns nichos de públicos, para conquistar o dia a dia da maioria dos usuários de smartphones, como comprova pesquisa da Ipsos. Esse tipo de aplicativo é o que apresenta a maior taxa de utilização em todas as faixas etárias, com exceção dos homens entre 55 e 64 anos, que optam em maior grau por apps de notícias. As mulheres são maioria, compondo 46% dos jogadores, com maior incidência entre 18 e 34 anos, mas quatro entre 10 usuárias estão entre 55 e 64 anos. 78% do total jogam pelo menos uma vez por dia e 96%, no mínimo uma vez por semana.

O estudo apontou que os games chamados casuais – curtos e que podem até ser executados em paralelo com alguma outra atividade, como Candy Crush Sagabou Simpsons Tapped Out– são os mais acessados, com 25% dos usuários. Em seguida, estão os quebra-cabeças ou caça-palavras, como o Words with Friends, com 14%. Jogos tipo arcade (como Angry Birds), de esportes (como 8 Ball Pool) e estratégia (como Clash of Clans) juntos representam 24% da preferência, mais populares entre usuários homens e mais jovens. Outro levantamento sugere que o nível de satisfação é maior do que com a navegação em aplicativos de redes sociais, com jogadores ficando mais relaxados (59%), engajados (35%) e felizes (34%).

Serviços especializados surgem para atender aos gamers móveis. É o caso do Games4U, uma central disponível em app (Android) e site onde os visitantes não só encontram mais de 300 games disponíveis para download ou partidas on-line, mas também acompanham todas as novidades e dicas da comunidade global. Há seções especiais por tipo de jogo e plataforma, notícias sobre campeonatos de eSports, vídeos, fichas técnicas e clube de vantagens. Um destaque adicional são os reviews dos especialistas, que testam os games e publicam críticas detalhadas, agregando elementos que ajudam a escolha dos usuários na hora de conferir dezenas de lançamentos.

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Artigos relacionados