emojis-facebook emojis-facebook

Emojis e emoticons: o que você expressa?

Emojis e emoticons: o que você expressa?

No final de 2015, o Facebook disponibilizou para usuários da Espanha e da Irlanda novas opções de botões além do tradicional Curtir.

Chamada pela empresa de Reações, a nova funcionalidade torna possível demonstrar outras seis emoções diferentes em uma postagem por meio de emojis: Amar, Rir, Comemorar, Espantar-se, Entristecer-se e Irritar-se.

Ainda não há previsão de quando essa mudança ocorrerá no Brasil, mas desde já podemos pensar em como isso afeta nossa maneira de nos comunicarmos online. Os emoticons e emojis se tornaram parte da linguagem da internet e, assim como as palavras, também devem ser utilizados com responsabilidade.

Segundo Guillermo Canovas, diretor da ONG espanhola EducaLike, voltada para o uso saudável da tecnologia, os emoticons não são apenas carinhas que se mexem, já que realmente geram emoções nas pessoas que os vêm. Eles são uma forma de comunicação não verbal que é perfeitamente processada pelo nosso cérebro.

Segundo ele, vários estudos apontam que nós reagimos aos emoticons e emojis da mesma maneira que processamos rosto humanos, e por isso esses desenhos podem afetar nosso humor e nossas reações. Quando se utiliza um símbolo que demonstra irritação, por exemplo, às vezes é bom pensar se esse é realmente o sentimento que queremos demonstrar.

É o que Canovas questiona: “Se leio algo com que não estou de acordo, por que razão devo me irritar? Existem muitas coisas com as quais eu não concordo e que não me irritam. Por que temos que levar o desacordo ao terreno emocional? Não podemos pensar diferente e expressar isso sem nos irritarmos?”

Por isso, ele sugere que o uso dos emojis e dos emoticons seja debatido em casa e nas escolas, da mesma maneira que se educa sobre o uso da linguagem.

Cada dia é mais necessário trabalhar com nossos filhos e alunos sobre estes aspectos, para facilitar o desenvolvimento de seu senso crítico e prepará-los para a convivência em um ambiente digital, diz Canovas.

Você sabe a diferença entre emojis e emoticons?

O emoticon é um termo que junta as palavras inglesas emotion(emoção) e icon(ícone). Os emoticons são modos de expressar emoções usando símbolos tipográficos. O primeiro surgiu em 1982 e foi justamente o smiley, aquela carinha sorridente de lado.

Já os emojis têm origem no Japão, e foram criados na década de 90. Eles se caracterizam por já possuírem uma imagem pronta, normalmente parte de uma biblioteca de emojis similares. O termo emoji vem das expressões japonesas e (imagem) e moji (personagem).

Agora que sabemos de onde vêm os emojis e emoticons, podemos usá-los com propriedade nas redes sociais!

Fonte: Dialogando - Emojis e emoticons: o que você expressa? (2016)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Emojis e emoticons: o que você expressa? 2020-01-17 20:25:24
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)