dia-dos-avos dia-dos-avos

Especial “Dia dos Avós”: Tecnologia para todas as idades!

Especial “Dia dos Avós”: Tecnologia para todas as idades!

Tem um caderninho de receitas feito à mão e já ensinou para alguém como preparar seu bolo favorito? Tentou mostrar o funcionamento das peças do carro para os netos que adoram montar e desmontar coisas? Esse tipo de situação é nostálgica no Dia dos Avós, além de típico de quando recebemos a visita dos mais novos!

A ideia de que o público maduro não faz uso da tecnologia, ou de que avós e avôs não são antenados não faz mais tanto sentido atualmente. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, 2,3 milhões de pessoas com mais de 60 anos passaram a se conectar à internet com mais frequência em 2017.

Também foi comprovado pelo Google Survey que, em 2018, os consumidores acima de 55 anos compraram quase duas vezes mais smartphones que as pessoas entre 18 e 54 anos.

A população 60+ têm aproveitado as novas tecnologias para acrescentar facilidade na sua rotina. Além de apps de mobilidade (utilizados por diversas faixas etárias), os aplicativos de utilização doméstica tendem a ser o primeiro contato com os novos gadgets.

Comunicação com a família e os amigos!

Odete Passaretti, de 75 anos, avó da Ana Beatriz, 25, também é antenada quando o assunto é tecnologia: “Eu gosto muito de cozinhar e sempre pego receitas da internet, é bom demais! ”, relata ela, enquanto conta sobre os outros recursos que utiliza no smartphone, como rádio, alarme, bloco de notas e calendário.

Ela também fala um pouco sobre como ficou a relação com a neta depois de ganhar um smartphone: “Melhorou muito! Nos comunicamos muito, eu mando fotos da cachorrinha dela, das minhas receitas … isso é muito bom, eu adoro meu celular e a tecnologia”, responde sem hesitar.

Ana Beatriz conta que, quando viajou para a Europa, sua avó aprendeu fazer chamadas de vídeo: “Eu ensinei muito para ela, mas muita coisa ela aprendeu explorando mesmo! Ensinei a mexer na câmera, WhatsApp, Facebook e baixei alguns joguinhos, hoje vejo que isso a deixa bem animada”.

Dia_dos_avos

Além de manter o contato com a neta, Odete comenta que as redes sociais mantêm a família e os amigos mais próximos. “Eu posso trocar mensagens com todo mundo! Meus amigos da fisioterapia, minha família, a Ana também… Facilita muito, né?”, finaliza animada.

Durante o Simpósio Gero 2018, congresso de profissionais da área da saúde e geriatria, Andrey Masiero, professor e desenvolvedor de softwares, afirmou que “a tecnologia não é início, nem fim, e sim um caminho para ajudar, para facilitar as coisas.

Tem que ser acolhedora”. É assim que Margarida Macedo se sente aos 83 anos de idade. Ela não esquece de colocar seu smartphone para carregar todas as noites antes de dormir, afinal, é com o celular que ela recebe notícias de sua família e amigos.

“Eu me sinto assim… bem-amada!”, relata dona Margarida ao comentar sobre as várias fotos e mensagens de ‘bom dia’ que chegam em seu WhatsApp.

Tais relatos e pesquisas levam a uma conclusão clara: unir recursos de inclusão e acessibilidade no ambiente digital pode gerar reflexos positivos na vida da população sênior.

Um grande exemplo desse fenômeno é que o amor está florescendo cada vez mais entre o público maduro que resolveu aderir aos sites e aplicativos de relacionamento, por exemplo.

Conte para nós quais aplicativos você mais utiliza e fique à vontade para recomendar os apps para outras pessoas nos comentários! Feliz Dia dos Avós! 😉

Fonte: Dialogando - Especial “Dia dos Avós”: Tecnologia para todas as idades! (2019)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres

Comentário(s)

  • Amanda

    05/08/2019 15:03

    Incrível!

    • Dialogando

      13/08/2019 19:16

      Oi, Amanda! Continue acompanhando o Dialogando. Obrigada pelo seu comentário! (:

Especial “Dia dos Avós”: Tecnologia para todas as idades! 2020-02-04 17:37:55
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)