passeio ao ar livre passeio ao ar livre

#Desconecta: 5 atividades ao ar livre para fazer nas férias

#Desconecta: 5 atividades ao ar livre para fazer nas férias

Em nosso amado Brasil de dimensões continentais, não há um estado sequer que agora não venha recebendo as bênçãos do astro-rei, o sol!

Tem gente que até se sente mais feliz na temporada de verão, acorda mais disposto, tem mais vontade de fazer exercícios físicos, de sair para dar uma volta, ver gente nova etc. As altas temperaturas tornam os lares mais quentes e as ruas, muito mais convidativas.

Só que tem gente que, mesmo no período de férias, acaba reproduzindo os mesmos hábitos do ano todo: fica conectado aos dispositivos eletrônicos como se não houvesse amanhã, mantendo uma rotina sedentária que pode ter seus reflexos lá na frente.

Nesse cenário, nós, do Dialogando, fazemos um apelo. #Desconecta! Desligue seus aparelhos por algumas horinhas, saia da frente do ventilador e aproveite a brisa natural, mesmo se aquela viagem não for possível!

Benefícios das atividades ao ar livre

Se formos falar só das atividades ao ar livre voltadas ao público infantil, a lista de benefícios é enorme.

O contato com a natureza estabelece os marcos mais importantes para uma infância saudável.

Segundo estudos desenvolvidos pelo Laboratório de Pesquisa de Humanos e Ambiente da Universidade de Illinois (EUA), ambientes externos estimulam brincadeiras criativas, melhoram a interação positiva com adultos, o foco e a concentração dos pequenos.

Neste cenário, a criança também apresenta melhor imunidade, capacidade de aprendizado, sono, capacidade física e sociabilidade.

Quando falamos da vida adulta, as atividades ao ar livre são superprodutivas, especialmente quando associadas aos exercícios físicos. O hábito libera a endorfina, hormônio que colabora para a melhoria do humor e da autoestima.

Se a prática estiver aliada à alimentação saudável, ponto para você! Porque essa agenda ainda previne males como o estresse e a depressão.

5 atividades ao ar livre para fazer nas férias

A gente sabe que o mundo contemporâneo parece que nos fez esquecer como pode ser prazeroso ir a um parque ou fazer uma caminhada pelo bairro ouvindo aquela playlist bacana, que faz até com que a gente se sinta em um clipe.

Por isso, em missão pelo seu bem-estar físico e mental, selecionamos algumas atividades ao ar livre que não requerem grandes esforços e investimentos, dependendo apenas da sua boa vontade.

Vamos, vai!

1. Visite um novo parque

E se não for um parque novo, também não tem problema. O que não vale é ficar sentado por lá, vidrado no smartphone, ok?

Nesse tipo de ambiente você pode fazer caminhada, corrida, andar de skate, bike, patins, praticar ioga e até parar para tomar um sorvete, enquanto curte o verde da paisagem.

O passeio vai proporcionar um bom descanso para a cabeça e uma pausa excelente para sair da rotina.

2. Compre na rua

Lembra quando nem existia e-commerce e, se a gente quisesse adquirir qualquer produto, era necessário sair de casa?

Retome esse costume e visite o comércio de rua da sua cidade. Você vai perceber que muita coisa mudou e que você pode, por exemplo, ir até a loja experimentar uma roupa e deixar para comprar em casa mais tarde, por preços às vezes menores no site.

Ao sair, só não se esqueça das medidas de prevenção contra a covid-19 e a gripe.

3. Vá comer fora

Que tal visitar presencialmente aquele restaurante que você adora, mas sempre acaba pedindo por aplicativo?

Se tiver uma mesinha na calçada, então, melhor ainda!

Você vai perceber que restaurantes normalmente também aplicam valores inferiores nos espaços físicos se comparados aos praticados nos apps de delivery.

O Dialogando fez um breve levantamento dos preços praticados por algumas redes de fast-food em São Paulo. A diferença entre os valores das lojas físicas e dos aplicativos pode ser maior que R$ 20 reais!

Voltamos a repetir: lembre de cumprir com os protocolos de prevenção contra a covid-19  e não saia de casa sem o comprovante da vacina, ok?

4. Curta o quintal ou a área aberta do condomínio

Sabia que quintal não é só morada de pets? Se você conta com esse espaço na sua casa, aproveite! Chame os amigos e familiares e passe algumas horas batendo um papo com a turma.

Pode ser a oportunidade para você se arriscar naquela receita nova que queria testar faz tempo.

O mesmo se aplica para quem mora em condomínios com área comum de lazer, que quase ninguém usufruiu. Já pensou em usar aquela churrasqueira algum dia e unir a turma? Isso serve para churrascos vegetarianos também, ok?

E, se tiver piscina, não precisamos nem falar. Apenas mergulhe, dê umas braçadas por horas ou fique só boiando mesmo. =]

5. Aproveite a retomada dos eventos presenciais

Se tem uma coisa que não podemos negar é que a pandemia acelerou muito (e para o bem!) a aplicação dos processos digitais.

Hoje, a gente pode fazer cursos de casa, assistir a lives e shows do sofá das nossas casas ou de onde estivermos. E a tendência por um mundo mais híbrido veio para ficar.

O setor cultural pretende manter a transmissão virtual de eventos, mesmo quando forem presenciais.

Então, se seu município preparar aquele showzaço gratuito do seu artista preferido e você estiver em dia com a vacina da covid-19, coloque sua máscara, vista-se para arrasar e vá curtir!

Não perca uma única oportunidade para aproveitar a vida intensamente e #Desconecta! Crie o hábito de colocar nos seus planos as atividades ao ar livre e VIVA de forma mais saudável para o seu bem-estar físico e mental.

Tenha como aliado o seu protetor solar e muita água. Não deixe de se hidratar!

Fonte: Dialogando - #Desconecta: 5 atividades ao ar livre para fazer nas férias (2022)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
#Desconecta: 5 atividades ao ar livre para fazer nas férias 2022-01-28 21:32:53
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)