debate-presenca-da-mulher-no-mercado-da-tecnologia debate-presenca-da-mulher-no-mercado-da-tecnologia

Presença das mulheres no mercado da tecnologia

Presença das mulheres no mercado da tecnologia

Em termos de inovação tecnológica, muito mudou desde o primeiro código escrito no mundo, desenvolvido por Augusta Ada Byron. De acordo com uma pesquisa realizada por pesquisadores do GitHub, repositório digital de softwares e dados, os códigos divulgados por mulheres na plataforma, e no mercado no geral, só são melhor aceitos quando o gênero da autora não é divulgado.

As mulheres em tecnologia são minoria desde o meio acadêmico. As mulheres, entretanto, já foram líderes na área um dia. Representavam 70% da primeira turma do bacharelado em ciência da computação do IME, em 1974.

Foi pensando em diminuir a distância entre homens e mulheres no mercado de tecnologia, principalmente na programação, que iniciativas de grupos femininos nasceram no Brasil. O número de pessoas que se dedicam a discutir sobre essas questões vem crescendo cada dia mais.

Para uma conversa sobre o tema trouxemos a Bárbara Paes, uma das co-fundadoras do Projeto Minas Programam, uma iniciativa para engajar mais meninas e mulheres na tecnologia. É formada em Relações Internacionais na USP e atualmente cursa pós-graduação em Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais.

A Andreza Rocha, organizadora do AfroPython e do Django Girls Porto Alegre. Há 13 anos atuando em gestão de pessoas, especialmente na área de tecnologia da informação. E a Débora, desenvolvedora front-end, trocou a carreira acadêmica pela área de tecnologia há 6 meses.

Ouça pelo Spotify ou clicando aqui. Deixe sua opinião e sugestão de um tema para nosso próximo encontro!

Fonte: Dialogando - Presença das mulheres no mercado da tecnologia (2018)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres

Comentário(s)

  • Caio

    02/04/2019 18:27

    Olá, gostei muito do podcast. Porque será que tem tão poucos negros na área de tecnologia? Um dos fatores que penso é a desigualdade racial, que faz com que muitos não tenham acesso, mas acho que devem haver outros fatores.

  • Morgana

    08/03/2019 13:57

    Oi gente! O código para ouvir o podcast está com erro. O trabalho de vocês é ótimo ;)

    • Dialogando

      13/03/2019 15:42

      Oi, Morgana! Já estamos corrigindo o link na matéria. Mas pra você escutar logo, aqui está o link direto: https://www.spreaker.com/user/dialogando/dialogando-02-mulheres-conectadas Lá você escuta também outros podcasts do Dialogando. E obrigado pelo seu comentário! Que bom que gosta do portal, continue acompanhando nossas matérias. :)

  • Edilene Maria Carvalho Falcão de paula campos

    22/10/2018 13:46

    Bom dia! Estou desde do dia 18/10/2018 sem acesso a Televisão e a internet, eu liguei nos primeiros dias e me disseram que a informação técnica previam o concerto até o dia seguinte...estou nessa luta até o dia de hoje. Vocês acham justo ficar sem TV e Internet, eu pago minha fatura em dia e não estou recebendo o produto.

    • Dialogando

      22/10/2018 17:49

      Olá, tudo bem? 
 Solicitamos, por gentileza, que entre em contato por este link: https://www.vivo.com.br/portalweb/appmanager/env/web?_nfls=false&_nfpb=true&_pageLabel=vcAtendimentoBook&WT.ac=portal.paravoce.atendimento# 
 Obrigado! :) 
 Atenciosamente, Equipe Dialogando

Presença das mulheres no mercado da tecnologia 2020-02-05 18:40:34
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)