Conheça canais do YouTube feitos por pessoas com deficiência

18 de abril de 2017

Por ser uma plataforma em sua essência bem democrática, o YouTube se tornou em um espaço aberto para que pessoas até então não vistas, nem ouvidas pudessem se expressar publicamente, contar suas histórias, desconstruir estereótipos. Além da comunidade LGBTQIA+, mulheres e negros, as pessoas com deficiência também estão ocupando esse espaço.

Como sujeitos da história que estão contando, essas pessoas conseguem expor como é conviver com uma deficiência em primeira pessoa – mostrando sim suas dificuldades e desafios, mas dando significado para si mesmos para além da deficiência.

E isso é importante tanto como exemplo para quem também tem alguma deficiência, quanto para quem convive diariamente com essas pessoas e para a sociedade como um todo.

Youtubers com deficiência

Nós fizemos uma seleção de youtubers que convivem com diversos tipos de deficiência e contam suas histórias com muita graça, humor e sinceridade. Confira:

Aqui no Brasil, a modelo Paola Antonini, que perdeu uma das pernas em um acidente de carro, resolveu contar a sua história, mostrar seu dia a dia e sua adaptação à nova realidade em seu canal – ela também tem um Instagram bem bacana.

Nos Estados Unidos, o autor e palestrante Josh Sundquist também mostra um pouco da sua realidade – aos nove anos, uma de suas pernas foi amputada devido a um câncer, mas essa é só uma de suas histórias. Outra de suas facetas é a de atleta: ele chegou a participar das Paralimpíadas de Turim, na Itália.

Ele divide em seu canal situações cotidianas, trechos de palestras e também situações inusitadas relacionadas ao fato de ter só uma das pernas: o que fazer com o pé de sapato que ele não usa e suas incríveis fantasias de Halloween.

Com mais de 320 mil inscritos e mais de 15 milhões de visualizações em seu canal, Zach Anner nasceu com paralisia cerebral – o que dificultou  bastante sua formação muscular e a capacidade de se movimentar – e ganhou popularidade ao participar do antigo “Search for the Next TV Star”, de Oprah Winfrey.

a youtuber Lolo usa seu canal Sitting Pretty para mostrar que a vida de uma pessoa com deficiência – no caso dela, uma cadeirante – vai muito além dos estereótipos. Ela fala sobre suas paixões, irritações, mostra como se diverte com as amigas, fala sobre sua vida amorosa, acessibilidade, mercado de trabalho e moda – sempre muito honesta, direta e (por que não?) divertida.

Outros tipos de deficiência para além da motora também se destacam. A youtuber surda Rikki Poynter tem uma trajetória interessante: ela iniciou seu canal com tutoriais de beleza e maquiagem e seguiu com esse foco por diversos anos.

Após um pequeno período sabático, ela voltou com o objetivo de levantar a pauta da deficiência auditiva e hoje lidera campanhas para incentivar o maior número de canais a incluir legendas em seus vídeos. No meio tempo, ela também fala bastante sobre cultura pop, séries de TV, Sailor Moon e Pokemón.

O Speechless with Carly Fleischmann vem para fechar com chave de ouro. Esse é o primeiro programa talkshow do YouTube com uma entrevistadora autista, que sofre de apraxia de fala. Em seu primeiro episódio, Carly dá um show de carisma em sua entrevista com o ator Channing Tatum que você pode conferir abaixo:

Curtiu as nossas recomendações? Você acompanha algum canal com pessoas que possuem algum tipo de deficiência? Diga nos comentários!

Fonte: Dialogando - Conheça canais do YouTube feitos por pessoas com deficiência Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica