conectados-em-familia conectados-em-familia

Conectados em família

Conectados em família

Quando o assunto é estarmos conectados em família, é uma realidade que o mundo em que nossos filhos estão crescendo mudou, sobretudo no que se refere aos avanços tecnológicos e à educação digital.

Estas novas ferramentas nos permitem estar permanentemente conectados em qualquer lugar. E, por mais que isso nos facilite enormemente a vida, devemos aprender a gerenciá-las de maneira responsável e saudável.

A decisão que temos que tomar não é se queremos estar na rede, mas sim como queremos estar nela. É por isso que devemos aprender a transformar o uso que fazemos dos dispositivos em um material de intercâmbio de valores e espaços de discussão compartilhada enquanto conectados em família.

Coloque em prática essas dicas

  • A tecnologia conectada já é parte de nossa vida cotidiana. Muitos de nós acreditamos que os menores já são nativos digitais – ou seja, que “já nascem sabendo”. Porém, isso não significa que eles já entendam como fazer um bom uso da tecnologia.
    Acompanhe a atividade on-line de seus filhos desde cedo, e esteja junto a eles para que aprendam a fazer boas escolhas na Internet.
  • Por que não utilizar a tecnologia para entender de maneira interativa aqueles conceitos que nos parecem complicados? A Internet oferece muitas possibilidades no que se refere ao conhecimento.
    Juntos, pais e filhos podem utilizar a rede para falar em casa de temas importantes, como segurança, sexualidade e respeito ao próximo, por exemplo. Que tal aproveitar os momentos em família para para aprender sobre o bom uso das tecnologias?
  • O uso da tecnologia pode ser mais intensivo no período das férias. Nesse momento também devemos seguir prestando atenção no uso que fazemos destas ferramentas, para que assim possamos desfrutar em família todas as possibilidades que a tecnologia nos oferece durante os dias de descanso.

* Esse material foi adaptado do site Família Digital, mantido pela Telefónica Espanha, cujo objetivo é impulsionar a educação digital e contribuir para criar uma Internet melhor para crianças e adolescentes.

Conte para nós como você gerencia o uso da internet entre sua família!

Fonte: Dialogando - Conectados em família (2016)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Conectados em família 2019-12-16 14:50:02
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)