Maio amarelo Maio amarelo

Maio Amarelo: conheça mais sobre este mês

Maio Amarelo: conheça mais sobre este mês

Alguma vez você ouviu falar sobre o Outubro Rosa ou o Novembro Azul? Esses são movimentos de conscientização criados para despertar a atenção das pessoas sobre pontos que afetam o bem-estar da população. Assim como as doenças abordadas por essas campanhas, o número de feridos por acidentes de trânsito é bastante considerável e também requer atenção.

Em 2010, com os números alarmantes de acidentes em todo o mundo, a OMS propôs à ONU uma mobilização mundial. Em 11 de maio de 2011, era dado início à Década de Ação pela Segurança no Trânsito. Inspirado por essa ação mundial, em 2014 surgiu no Brasil o movimento Maio Amarelo, que tem a intenção de colocar em pauta a segurança no trânsito e movimentar toda a sociedade, desde órgãos governamentais até empresas e civis, para conscientizar a população e, assim, criar um trânsito mais seguro.

Tendo como símbolo uma fita amarela, o movimento faz alusão à cor da sinalização viária utilizada para chamar a atenção do condutor, como é o caso do sinal amarelo nos semáforos. Já o mês de maio foi escolhido devido à data em que a Década de Ação para Segurança no Trânsito foi decretada pela Organização das Nações Unidas — ONU, em 11 de maio de 2011.

Isso tem gerado bons resultados, que podem ser percebidos com a queda no número de mortes anuais causadas por acidentes de trânsito. Segundo o portal do Governo Federal, entre 2015 e 2019 houve uma queda de 7% nos acidentes anuais, reflexo de um conjunto de campanhas educativas, como o Maio Amarelo.

Ao longo dos anos, a internet serviu como uma grande impulsionadora para o Maio Amarelo, reforçando e divulgando as diversas ações realizadas, que podem ser conferidas aqui, além de facilitar discussões fundamentais sobre o tema. Em 2021, as redes sociais são canais essenciais para a divulgação da mensagem dessa causa. Apenas no Facebook, a página Maio Amarelo conta com mais de 55 mil seguidores. No YouTube, além do vídeo criado para a campanha de 2021, o perfil do Maio Amarelo conta com um acervo de vídeos informativos, disponíveis para serem assistidos a qualquer momento.

Além de toda a informação fornecida com as ações do Maio Amarelo, muitas empresas desenvolveram tecnologias para contribuir na criação de um trânsito mais seguro. Algumas delas, você pode conferir nessa matéria.

Tudo isso está cada vez mais acessível graças à evolução da tecnologia e à sua presença na vida das pessoas, reforçando ainda mais o principal fator para a redução nos acidentes de trânsito: a conscientização.

Agora, conte para a gente nos comentários: como você se mobiliza a favor da segurança no trânsito?

Fonte: Dialogando - Maio Amarelo: conheça mais sobre este mês (2021)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Maio Amarelo: conheça mais sobre este mês 2021-05-05 13:55:49
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)