como-a-tecnologia-influencia-nos-relacionamentos-modernos como-a-tecnologia-influencia-nos-relacionamentos-modernos

Crush, webnamoro e match: como a tecnologia influencia nos relacionamentos modernos?

Crush, webnamoro e match: como a tecnologia influencia nos relacionamentos modernos?

Não é incomum se deparar com termos como match, crush, stalkear, shippar e webnamoro hoje em dia nas redes sociais. Mas o que todos eles têm em comum? Todos referenciam aspectos de relacionamentos afetivo ou amoroso.

As relações amorosas se modernizaram ao longo dos últimos anos, com a grande adesão da tecnologia, como os aplicativos de relacionamentos, de troca de mensagens e, claro, as redes sociais.

Segundo dados do Tinder, aplicativo de relacionamentos, atualmente existem 57 milhões de usuários ativos na plataforma, conectando-se e conhecendo pessoas novas diariamente. Estima-se que tenham ocorrido mais de 20 bilhões de matches desde que o aplicativo foi lançado.

Já uma pesquisa da universidade Stanford, nos Estados Unidos, estimou que a maioria dos casais entrevistados em 2017, se conheceram on-line, um costume bem diferente das gerações passadas (em que normalmente os casais se conheciam por meio de familiares ou amigos em comum).

Interesses em comum

Nas redes sociais, é possível notar que relacionamentos (sejam amorosos ou de amizade) se iniciam baseados nos interesses em comum, que são compartilhados diariamente por meio de fotos, Stories ou tweets. No Facebook, por exemplo, a ferramenta de Grupos conta com diversas comunidades voltadas exclusivamente para relacionamentos de diversos gêneros e identidades.

O Tinder anunciou recentemente a ferramenta de chamadas de vídeo no próprio aplicativo, uma resposta ao aumento no número de downloads da plataforma por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. No app, além das fotos, os usuários podem descrever seus interesses, além de conectar suas contas do Spotify e do Instagram ao perfil, permitindo que potenciais parceiros interessados em iniciar um relacionamento saibam mais sobre os gostos e hobbies do usuário.

Linguagem moderna

Não só a maneira como os relacionamentos são iniciados mudou ao longo dos anos, mas também surgiram novos termos e linguagens utilizados para determinar diversos aspectos das relações modernas.

Um match nada mais é que uma combinação entre duas pessoas mutuamente interessadas em iniciar um relacionamento, seja no Tinder ou em qualquer outra rede social.

Já o crush define a pessoa em questão, independentemente de identidade e gênero, que é o alvo de interesse. O termo é geralmente usado quando o relacionamento ainda não foi iniciado, para demonstrar o desejo de conhecer melhor o parceiro e, possivelmente, construir uma relação amorosa.

Stalkear significa seguir a pessoa em todas as redes sociais e, frequentemente, passar algum tempo observando e admirando as postagens do crush. É importante, no entanto, ter em mente que nem todas as pessoas podem se sentir confortáveis com essa prática, por isso é imprescindível respeitar a privacidade de terceiros nas redes sociais.

O termo shippar é usado quando amigos próximos demonstram apoio a um relacionamento que pode estar iniciando por meio das redes sociais. Novamente, é preciso lembrar de sempre respeitar a privacidade de todos os envolvidos, pedindo permissão, sempre que possível, para realizar a brincadeira.

Por último, o termo webnamoro define os relacionamentos a distância, prática que não é necessariamente uma novidade, mas obteve popularidade com a facilidade de conexão por meio da tecnologia, mesmo em longas distâncias.

Não importa como você inicie um relacionamento (seja por meio de aplicativos de namoro ou redes sociais), o aspecto principal de toda relação é o respeito mútuo, levando em conta a privacidade de todos os envolvidos, segurança e atenção redobrada em relação ao compartilhamento de fotos e informações pessoais. Desta maneira, é possível construir uma relação positiva e saudável.

Fonte: Dialogando - Crush, webnamoro e match: como a tecnologia influencia nos relacionamentos modernos? (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Crush, webnamoro e match: como a tecnologia influencia nos relacionamentos modernos? 2020-08-03 17:24:20
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)