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Bem-estar digital: como utilizar a tecnologia a favor da saúde física e mental

Bem-estar digital: como utilizar a tecnologia a favor da saúde física e mental

Dificuldade em respirar, náuseas, dores de cabeça, tontura e problemas para dormir são alguns dos sintomas mais comuns da doença que, em 2020, acometeu mais brasileiros do que qualquer outra nacionalidade: a ansiedade. Segundo a OMS, mais de 18 milhões de brasileiros (cerca de 9,3% da população) convivem com o transtorno.

Em paralelo, o Brasil é o terceiro país que mais usa a internet diariamente: são em média 9 horas e 17 minutos conectados. gia

Portanto, é sensato entender que o uso desmedido da internet pode contribuir para o quadro de ansiedade, porém o uso consciente e moderado da tecnologia pode colaborar para o bem-estar físico e mental.

Redes Sociais

As redes sociais são ótimas formas de se manter conectados a amigos e familiares, independentemente da distância e da agenda de cada um. Mas sabemos que o consumo excessivo pode causar dependência, como visto recentemente no documentário O Dilema das Redes Sociais, produzido pela Netflix, com entrevistas dos próprios criadores das maiores redes sociais do mundo.

Se está difícil deixar as redes de lado por um tempo, alguns aplicativos podem ajudar a criar este hábito, como é o caso do Forest. Sua premissa é simples: quanto mais tempo você ficar sem acessar outros aplicativos em seu smartphone, mais sua árvore irá crescer e florescer.

Se você abrir qualquer outro aplicativo, sua árvore irá morrer e você começará do zero. Aos poucos, você terá uma floresta, simbolizando o tempo evitado nas redes sociais.

Disponível gratuitamente para Android e iOS.

Exercícios

Fazer exercícios diariamente melhora tanto a saúde física quanto a saúde mental, reduz dores musculares, reduz o risco de doenças e melhora a qualidade do sono. Porém, frequentar academias ou contratar personal trainers pode não ser uma realidade para todos.

Aplicativos que ensinam e estimulam a prática de exercícios físicos, com o respaldo de profissionais de saúde, são uma excelente alternativa para quem quer se exercitar como e onde quiser, sem precisar pagar nada por isso.

É o caso dos aplicativos da desenvolvedora Leap Fitness Group, que possui diversos aplicativos de exercícios, para modalidades diferentes. Alongamento, caminhada, corrida, musculação, entre outros.

Todos os aplicativos são gratuitos e possuem tradução e dublagem em português, com locução detalhada e vídeos explicativos de todos os exercícios disponíveis. Disponível para Android e iOS.

Descanso e sono

Já é comprovado que a luz das telas, dos computadores, TVs e principalmente dos smartphones pode ser prejudicial aos olhos quando expostos por um período de tempo muito longo.

À noite, esta luz pode ser de três a quatro vezes mais nociva, atrapalhando nosso ritmo de sono e descanso, já que esta luz é capaz de bloquear a melatonina, o hormônio que regula nosso sono.

Se surgir a dificuldade de dormir, evite navegar por redes sociais ou ver vídeos. No lugar, programe sons relaxantes com o aplicativo Sleepo.

São 32 sons entre barulhos de chuva, sons da natureza ou da cidade e músicas de meditação. A função de timer permite configurar o tempo certo para que o app pare de tocar o som e você não precise desbloquear a tela para desligar.

Disponível gratuitamente para Android e iOS.

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Fonte: Dialogando - Bem-estar digital: como utilizar a tecnologia a favor da saúde física e mental (2021)

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Bem-estar digital: como utilizar a tecnologia a favor da saúde física e mental 2021-02-22 18:27:35
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