atividades-para-pais-e-filhos-quarentena-coronavirus atividades-para-pais-e-filhos-quarentena-coronavirus

8 dicas de atividades para pais e filhos durante a quarentena

Campanha: Coronavírus

8 dicas de atividades para pais e filhos durante a quarentena

Desde 25 de fevereiro, quando o primeiro caso de coronavírus foi confirmado no Brasil, a preocupação com a pandemia tem sido cada vez maior. Para evitar a disseminação do vírus, a OMS e o Ministério da Saúde tem duas recomendações: o isolamento voluntário durante a quarentena, que significa só sair de casa quando é absolutamente necessário, e o distanciamento social, que é manter uma distância mínima de 2m quando for inevitável sair.

Pensando nisso, empresas privadas começaram a implementar home office e algumas cidades suspenderam a atividade de estabelecimentos que não são considerados necessidades básicas – como farmácias, supermercados e bancos. Escolas estão fechadas e pais e filhos, passando muito mais tempo juntos. Para isso, então separamos algumas dicas para inspirar a criatividade dos pais, para que o período de isolamento, com os filhos, possa ser mais leve e saudável.

atividades-para-pais-e-filhos-quarentena-coronavirus
  • Tire os jogos de tabuleiro do armário!

Hoje em dia, parece ser um desafio se divertir sem eletrônicos, mas muita gente ainda compra e possui guardados jogos de tabuleiro! Seja para jogar em festas ou em família, eles são ideais para se desconectar um pouco dos eletrônicos e curtir um tempo com o pessoal de casa.

  • Contação de histórias

O site Curso de Babá possui mais de 65 histórias e contos de fadas clássicos para leitura, que podem render bons momentos em família. Além disso, no YouTube, existem diversos canais de contação de histórias infantis, onde crianças podem se entreter por um bom tempo, com conteúdo próprio para a idade deles, enquanto os pais trabalham durante o dia.

  • Faça festas do pijama… via videoconferência!

Crianças, adolescentes e até adultos podem se sentir sozinhos sem a companhia dos amigos. O distanciamento de amigos e do restante da família pode afetar a saúde mental de todas as idades. Aplicativos de videochamada, como o Skype, podem ser úteis neste momento!

Reúna os familiares numa videoconferência e simule um jantar ou uma festa! Vocês podem contar histórias engraçadas ou fazer gincanas, como mímicas e adivinhações. Estar próximo de quem amamos é essencial nesse período!

  • Leia um livro com seus filhos

No dia a dia corrido, algumas pessoas podem ter substituído os livros por podcasts ou audiobooks, mas nunca é tarde pra retomar a leitura dos livros em papel! Faça um rodízio de leitura entre a família e distribua a interpretação de personagens. A dinâmica vai ajudar todo mundo a se sentir parte da história.

  • Cozinhe em família

Em isolamento, algumas pessoas podem encontrar um tempo para cozinhar com calma e também para elaborar receitas mais demoradas e complexas. Aproveite o tempo em casa com os filhos e cozinhe algo em conjunto. Pergunte sobre os gostos alimentares das crianças e tente desenvolver as receitas junto a elas.

  • Organize a casa e livre-se do que não é essencial

Uma boa opção de como aproveitar o tempo é reunir a família e organizar tudo que está fora do lugar e também se livrar do que já não é mais necessário. Peça às crianças que reúnam brinquedos, livros, objetos e até roupas que não usam mais. Verifique o que faz sentido doar, vender ou descartar e ensine a importância do desapego e da empatia.

  • Explore os serviços de streaming

Para criar uma alternativa ao uso dos smartphones, uma boa dica é explorar plataformas de streaming. Crie uma playlist usando serviços como YouTube Music, Spotify ou Deezer para dançar com a criançada. Outra opção são os serviços de streaming de filmes e séries, como a Netflix, que possui um vasto catálogo de obras infantis.

  • Livros de colorir

Fenômeno há alguns anos atrás, os livros de colorir podem render horas de distração e criatividade.  Não é preciso comprar os livros físicos – diversos sites disponibilizam as imagens em PDF para download. Basta ter uma impressora em casa, lápis de colorir e tempo de sobra! As crianças podem criar dinâmicas, como concursos de arte, para estimular a brincadeira!

atividades-para-pais-e-filhos-quarentena-coronavirus

Além de todas essas dicas, é válido lembrar que durante o distanciamento social é necessário ficar ainda mais atento ao tempo que ficamos conectados. As plataformas digitais são ótimas para facilitar esse período de quarentena, mas o uso deve ser consciente e alternado a outras opções de atividades. Mantenha-se atento às informações oficiais referentes ao coronavírus, evite aglomerações e aproveite seu tempo em casa para tentar coisas novas 🙂

Fonte: Dialogando - 8 dicas de atividades para pais e filhos durante a quarentena (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres

Comentário(s)

  • Francine Bogo

    15/04/2020 19:32

    Eu voltei a ser criança junto... Brincadeira de pega pega, ciranda, pintura em tela, quebra-cabeça, culinária, foi e está sendo muito bom!!

    • Dialogando

      20/04/2020 15:15

      Olá Francine, que bom saber disso! O mais legal dessas atividades é justamente serem divertidas para pais e filhos. Obrigado por compartilhar sua experiência com a gente :)

8 dicas de atividades para pais e filhos durante a quarentena 2020-03-25 17:22:04
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)