aplicativos-mente-saudavel-quarentena aplicativos-mente-saudavel-quarentena

5 aplicativos para uma mente saudável durante a quarentena

Campanha: Coronavírus

5 aplicativos para uma mente saudável durante a quarentena

Desde que a OMS recomendou oficialmente que as pessoas praticassem a auto-quarentena, algumas empresas passaram a fazer home office e governos da maior parte dos estados brasileiros determinaram o fechamento de serviços não essenciais. A medida tem como objetivo conter a disseminação do novo coronavírus, impedindo que novas pessoas sejam infectadas, entre elas as pessoas que estão no grupo de risco.

Segundo o psicanalista do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Christian Ingo Lenz Dunker, em entrevista ao Jornal da USP, um dos primeiros efeitos da quarentena é a desorientação atencional. A pessoa se sente mais confusa, menos concentrada, muito mais cansada.

Esses sintomas estão relacionados à falta de rotina, sensação de incerteza e atividades do dia a dia que, restritos ao ambiente de casa, costumam ser mais repetitivos. Com mais tempo em casa, as pessoas buscam por alternativas de atividades para ocupar o tempo livre.

Estudar on-line é uma ótima opção para manter a mente saúdavel, aprimorando habilidades e conhecimentos através de cursos e workshops. Além dos estudos, aplicativos de exercícios físicos ajudam a manter a saúde e o hábito de se exercitar, agora que academias estão fechadas e sair às ruas para correr não é uma opção. Entre as dicas que podem te ajudar a manter uma mente saudável estão os aplicativos de treinamento mental que exercitam concentração, memória e até mesmo suas habilidades matemáticas. Listamos os melhores apps de treinamento mental e raciocínio para exercitar a mente durante essa quarentena.

aplicativos-mente-saudavel-quarentena

Exercite sua mente com exercícios e jogos!

1 – Lumosity

Este app oferece programas diários e 25 jogos para treinar sua cognição. Cada jogo tem com uma função específica, como melhorar capacidade lógica, habilidade de memória e também solução de problemas. Disponível gratuitamente para iOS e Android.

2 – Peak

O Peak conta com uma série de desafios para melhorar o desempenho cerebral. O app permite que o usuário possa determinar qual habilidade ele quer treinar. As opções variam entre memória, solução de problemas, linguagem, foco, entre outros. Disponível gratuitamente para Android e iOS.

3. Brain Wars

A proposta do Brain Wars é um pouco diferente dos demais aplicativos. Apesar de também ser um aplicativo de treinamento mental, nele você desafia pessoas reais ao redor mundo inteiro em jogos de raciocínio bem divertidos. As partidas acontecem em tempo real, e cada resultado influencia sua colocação em um ranking mundial. Disponível gratuitamente para iOS e Android.

4. Elevate

O maior foco das atividades do Elevate é na melhoria de habilidades matemáticas, aumento de concentração e velocidade de raciocínio. Os jogos do Elevate são desenvolvidos em colaboração com especialistas em neurociência e aprendizado cognitivo, e são baseados em pesquisas científicas para desenvolver um programa de treinamento personalizado para cada usuário. Disponível gratuitamente para iOS e Android.

5. Memrise

O Memrise é uma ótima opção para quem está aprendendo um idioma estrangeiro e quer aumentar o vocabulário. O aplicativo estimula, por meio de exercícios de memorização, a fixação de palavras no idioma desejado. Entre os cursos disponíveis estão inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, coreano, japonês e russo. Segundo os desenvolvedores, é possível aprender até 44 palavras por hora de treinamento. Disponível gratuitamente para Android e iOS.

Nossa mente necessita de atenção e cuidado em qualquer momento, porém durante a quarentena, o excesso de exposição à noticias, a falta de perspectiva, e a ausência de rotina são fatores que podem colaborar para indisposição, falta de foco, além de servirem de gatilho para depressão e ansiedade.

Ao praticar exercícios de raciocínio e lógica, os aplicativos de treinamento mental podem se mostrar ótimas opções para que as pessoas retomem às rotinas desafios lógicos, tomadas de decisão, e contato com atividades que necessitam atenção e capacidade de memória – todas essas, atividades diárias de uma rotina comum, antes da quarentena.

Fonte: Dialogando - 5 aplicativos para uma mente saudável durante a quarentena (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
5 aplicativos para uma mente saudável durante a quarentena 2020-04-17 11:46:46
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)